Turismo religioso

A religiosidade sempre foi uma marca da população de Novo Hamburgo. Desde os primeiros imigrantes, a fé está presente na rotina e na cultura dos hamburguenses.

Clique e veja fotos das mais belas igrejas de Novo Hamburgo

Na cidade, há destaque para a Igreja da Ascensão (Rua Bento Gonçalves, 2.394), da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil. É uma das marcas da cultura germânica. O estilo gótico desta igreja, construída em 1951, impressiona pela beleza dos vitrais, arcos, abóbadas e torres. A iluminação noturna é outro destaque da igreja.

Embora a Igreja da Ascensão seja a mais conhecida entre os luteranos atualmente, a Igreja Evangélica Três Reis Magos (Rua Júlio Kunz, 62) foi a primeira a se instalar na cidade. Foi construída pelos imigrantes alemães e teve sua conclusão decretada em 1926. Até hoje a igreja ostenta o relógio que serviu de referência para os moradores de Novo Hamburgo no início do século passado.

Entre as construções católicas, destaca-se a Igreja Nossa Senhora da Piedade, localizada no bairro Hamburgo Velho (Leão XXII, 180) e preferida para quem está casando em Novo Hamburgo. A Catedral Basílica ao Luiz Gonzaga apresenta afrescos de Aldo Locatelli, Emílio Sessa, Mariano Schmitz e Irmão Nilo. Destaque para a iluminação noturna e as duas torres na edificação, que fica em um movimentado ponto da cidade.

No Santuário das Mães é o templo católico que no mês me maio recebe a maior movimentação de turistas em busca do turismo religioso. É neste mês que ocorre a caminhada das mães, quando milhares de pessoas deslocam-se a pé até o morro onde está localizado do santuário, no bairro Roselândia.

Turismo
home_central_vertical