Páscoa 2011: Percorra os caminhos do chocolate

Cidades da Serra Gaúcha se empenham em proporcionar à data um sabor ainda mais doce: decorações lúdicas e programação cultural fazem parte da comemoração. CONFIRA!

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A Páscoa está próxima e a guloseima característica da época, o chocolate, ganha diferentes formas, cores e sabores.

Cidades da Serra gaúcha deixam a comemoração ainda mais doce, com verdadeiras obras de arte feitas especialmente para a data, além de ampla programação cultural e religiosa. E tudo com muito chocolate!

O frio aconchegante da região deixa a iguaria ainda mais convidativa. Seja em uma barrinha, nos tradicionais ovos ou mesmo na caneca, o inconfundível aroma do chocolate está por todas as partes. Confira um roteiro onde o chocolate ganha magia especial nesta Páscoa:

Gramado: Encanto pelo chocolate

Chocofest

Até o dia 24 de abril a cidade de Gramado ganhou mais encanto e doçura com a 16ª edição da Chocofest. A proposta é oferecer eventos especiais. Conde Guloseima (mascote do evento) e seus amigos prepararam uma festa resgatando as antigas tradições de Páscoa, unindo o lúdico à espiritualidade e despertando a emoção de crianças e adultos.

A cidade está toda enfeitada e no site www.chocofest.com.br conferir toda a programação. O comércio local também entrou no clima e exibem vitrines muito bem decoradas. As melhores vitrines são premiadas.

Muito chocolate

O Planeta Chocolate é uma das paradas obrigatórias – lá é possível conferir a Casa da Bruxa, uma fábrica de chocolate encantada e outras atrações, como a Árvore da Vida e o palco onde acontecem inúmeras atividades e atrações.

Programação religiosa

Na programação religiosa, a Via-Crucis, que acontece em frente à Igreja Matriz São Pedro nos dias 18, 19 e 20 de abril traz a Procissão dos Passos, que conta com mais de 600 pessoas utilizando vestes monásticas e carros tematizados, que retratam a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

O reino do chocolate

A entrada do local já chama atenção pela suntuosa decoração com coelhos que se movimentam. O Coelho Rei, a Coelha Rainha, o Príncipe, a Princesa, os Bobos da Corte e outros animais brincalhões recepcionam os visitantes logo na fachada do castelo.

No interior do espaço temático, 12 coelhos fabricam ovos de chocolate na fábrica em miniatura. Uma esteira em movimento com decoração toda automatizada com robôs mecatronic também pode ser apreciada.

Além do passeio pelos 1,6 metros do Reino do Chocolate, os visitantes podem saborear as delícias em uma cafeteria no local e, caso queiram, podem adquirir os produtos feitos na própria fábrica, vendidos em uma lojinha. O valor para o passeio é de R$ 5,00. Outras informações podem ser conferidas pelo site www.oreinodochocolate.com.br/.

Canela: Cidade Mágica

Personagens lúdicos, decoração interativa e esquetes teatrais podem ser apreciados na Cidade Mágica do Chocolate. O local oferece diversas atrações que podem ficar gostosas para aqueles que optarem por conhecer o sabor marcante do chocolate caseiro de Canela. No local, quatro fábricas expõem seus produtos, que prometem preços especiais aos visitantes.

Chocolate Florybal

Um pequena mostra de tudo o que é produzido pela Florybal pode ser encontrado no estande da fábrica dentro da Cidade Mágica. Mais de 30 sabores de bombons e trufas, ramas, 22 tipos de barras, além de uma linha temática.

Chocolate Hortênsias

A produção artesanal, sem a utilização de qualquer máquina industrial, é uma das características do Chocolate Hortênsias. O sabor intenso do chocolate é resultado da fabricação que não utiliza gordura hidrogenada. Oferece diversas opções, além de versos diet e meio amargo.

Eriel Chocolates

Produz artesanalmente toda a sua linha de produtos com matéria prima nobre. A empresa tem o conceito de levar ao cliente o que há de melhor em chocolate.

Dolce Monte Chocolates

Na fórmula da Dolce Monte, um teor menor de cacau garante ao chocolate um sabor suave e não tão doce. O cacau em pó é trazido do Nordeste e a fabricação é artesanal em Canela. Entre as especialidades, estão os mais de 30 sabores de trufas.

Programação Cidade Mágica do Chocolate

10h – Esquete de Bonecos – PAZcoa nos 5 Continentes (todos os dias)
11h – Oficina de Bonecos (só nos finais de semana)
14h – Esquete Teatral – Peter Coelho em Busca da Árvore do Cacau Encantado (de quarta a domingo)
15h – Oficina de Bonecos (nos finais de semana)
16h – Esquete de Bonecos – PAZcoa nos 5 continentes (todos os dias)
16h30min – Esquetes Teatrais – Grupo Mão na Mala (sábados e domingos)

Outras informações http://www.canela.rs.gov.br/.

Nova Petrópolis: Magia da Páscoa

O mundo dos coelhos e do chocolate tomou conta da cidade. A Magia da Páscoa 2011 trouxe a proposta de enaltecer o verdadeiro significado da data que, essencialmente, simboliza a comemoração da vida.

O foco do evento está no “Fabuloso Labirinto do Chocolate”, que traz as diferentes formas de comemoração da Páscoa no mundo. Personagens, surpresas e cenários lúdicos em uma viagem cultural pelos seis continentes.

Muitas surpresas aguardam quem passar pelo “Fabuloso”, como os seres fantásticos e as estações, que levarão todos ao maior tesouro, porém somente se o significado da Páscoa estiver aceso dentro do coração de cada um.

Além das diversas atrações culturais, o chocolate não poderia ficar de fora. Diversos expositores estão no local com muitas opções e sabores para deixar a data ainda mais doce.

A Magia da Páscoa 2011 segue até o dia 24 de abril, das 9h às 18h durante a semana e das 10h às 19h nos sábados, domingos e feriados; no Centro de Eventos do Município. Outras informações http://www.novapetropolis.onde.ir/.

Informações Guia da Semana, Chocofest, O Reino do Chocolate, Prefeitura de Canela, Prefeitura de Nova Petrópolis

FOTOS: reprodução

Compartilhar

O nosso Rio dos Sinos

Avançar »

A estrada abençoada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*