História posta à mesa

Tradicional ponto de encontro da cidade, o Café Avenida preserva suas raízes no centro de Novo Hamburgo

Houve um tempo em que Novo Hamburgo tinha a sua esquina democrática, onde a cidade se reunia em um cantinho secular, batizado de Café Avenida para degustar algum petisco em meio a debates sobre política, futebol e todo o tipo de assunto do cotidiano. Foi ali que Novo Hamburgo fez parte de sua história. Lembranças que, felizmente, não ficam presas ao passado.

Falar do Café Avenida é relembrar a história de Novo Hamburgo. Foi em 1939 que ocorreu a sua inauguração, na esquina da avenida Pedro Adams Filho com a rua General Neto, hoje Calçadão Osvaldo Cruz.

Na época, negócios imobiliários e do setor coureiro-calçadista eram fechados, políticos eram escolhidos e as novidades eram conhecidas no Café. Até 1987, foi administrado por Omar Antônio Guerreiro, já falecido, que teve que fechar o espaço para a entrega do prédio.

Atualmente, esta história não se ficou esquecida. O café foi resgatado, inclusive com o tradicional nome, e só mudou de endereço. Hoje localiza-se na Rua Lima e Silva, n° 407 e é administrado pelas sócias Elisabeth Becker Bender e Heloisa Helena Bender Flippel.

Em suas paredes, está retratada um pouco dessa história com fotografias e texto do jornalista Alceu Feijó, um poema sobre Novo Hamburgo da poetiza Ione Jaeger e a relação dos Pioneiros da Imigração Alemã no Vale.

Há quatro mesas originais do antigo Café Avenida, com mármore italiano chocolate, cujas pernas estas desgastadas pelo senta-levanta cinqüentenário; um chapeleiro do acervo da família Bender, cujas bengalas e chapéus pertenceram ao senhor Octavio Oscar Bender, pai das proprietárias.

O Café Avenida funciona das 7h às 18h30min. No café da manhã, é servido um buffet com café, leite, chás, sucos, frutas, variedade de pães, bolos, cucas, schmiers, nata e frios.

O almoço é servido das 11h15min até às 14 horas. O buffet a quilo apresenta feijão, arroz, massa, legumes, guarnições e três tipos de carnes, totalizando 10 pratos quentes, 10 tipos de saladas e sobremesas. Tudo supervisionado e balanceado pela nutricionista Elisabeth Bender. É uma alimentação variada e saudável que se adapta a todas as dietas.

O Café Avenida Restaurante e Cafeteria ainda serve. na parte da tarde. lanches, cafés e sucos e hoje é ponto de encontro da comunidade com sua história, atendendo pelo telefone 3581-4714.

Compartilhar

Sabores e cores do verão

Avançar »

Apetite por requinte e bom gosto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*