• Visualizações 885

Campanha “Se Liga, Câncer de Boca tem Cura!” será realizada dia 7 de maio

No sábado, dia 7 de maio, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, o Gabinete da Primeira-dama e o curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promove a campanha “Se liga, Câncer de boca tem cura!”. O evento, que ocorre há quase duas décadas no Município, será das 9 às 14 horas, no Espaço Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz, Centro).

Na ocasião, serão disponibilizados, de forma gratuita, os exames da cavidade bucal para pessoas acima de 30 anos, faixa etária na qual o uso de substâncias que são nocivas a saúde bucal são mais frequentes, como o cigarro e o álcool. O exame é simples, rápido, fácil e indolor. Todos os casos diagnosticados serão encaminhados para um dentista especialista da rede de saúde de Novo Hamburgo.

Prevenção

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal de Novo Hamburgo, Maria Elena Gageiro Soares, fatores como o cigarro, o uso de álcool e a exposição aos raios solares (Ultra Violeta), contribuem para o aparecimento de câncer na boca. “Hoje em dia, o câncer bucal está entre os dez principais tumores no Brasil, sendo o 8º maior causador dessa patologia entre as mulheres e o 7º entre os homens. A incidência é maior na região sul”, afirma a dentista. Outro ponto a se destacar é a cicatrização de feridas ou lesões na boca. “O tempo de recuperação de um ferimento na boca não deve ultrapassar três semanas. Caso isso persista, deve-se procurar o dentista para mais esclarecimentos”, relata Maria Elena.

 

 

Compartilhar

Prefeitura abre inscrições para Estande Coletivo na Sicc

Avançar »

Com reajuste, benefício médio do Bolsa Família sobe para R$ 176

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*