• Visualizações 1148

Novembro Azul será dedicado à saúde do homem

Outubro foi o mês de conscientização do câncer de mama e da saúde da mulher. A partir do dia 1º de novembro, o foco é diferente. O Novembro Azul tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de próstata. A campanha, organizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e Gabinete da Primeira-dama, pretende ultrapassar os números de examespreventivos realizados no ano passado. Em 2014, foram efetuadas 194 verificações, onde 28 apresentaram alterações. “Queremos promover uma atividade com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer e doenças masculinas, além de proporcionar uma manhã de lazer e cultura para toda a família”, informa a primeira-dama, Jorgia Seibel.

Durante todo o mês de novembro, os hamburguenses poderão participar de momentos para cuidar da sua saúde e da prevenção. O grande evento deste mês será o Dia “D” do Novembro Azul, que acontecerá no sábado, dia 7. O Dia “D” levará conscientização e atividades culturais à Praça do Imigrante. O Ônibus de Saúde Preventiva estará no local prestando atendimento à população. Nele, a população que passar pela praça poderá realizar o exame de PSA, para verificar a possibilidade de câncer de próstata, onde o paciente deve estar em jejum de pelo menos 4 horas. Será possível também realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C, além de verificar a pressão arterial.

O evento contará com Feira de Economia Solidária, o Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC), com atividades, brinquedos infláveis, cortes de cabelo com o Embelezze e ervateiro. A ação tem apoio dos Consulados do Grêmio Foot-ball Club e do Sport Club Internacional, da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, da Associação Cultural Tradicionalista de Novo Hamburgo e da Alvales.

Câncer de Próstata é vilão da saúde masculina

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. O diagnóstico do câncer da próstata é feito pelo estudo histopatológico do tecido obtido pela biópsia da próstata, que deve ser considerada sempre que houver anormalidades no toque retal ou na dosagem do PSA. O PSA é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas uma pequena quantidade é também encontrada no sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA no sangue.

 

Fotos: (João Arnhold)

 

Compartilhar

Jogadores Brasileiros acusados de abuso sexual

Avançar »

Termina neste sábado prazo para empregador doméstico fazer cadastro no eSocial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*