• Visualizações 387

Álcool mata 80 mil pessoas por ano nas Américas

Pesquisa realizada entre 2007 e 2009 em 16 países da América Latina e América do Norte mostra o Brasil em quinto lugar em ranking.  

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Pelo menos 80 mil pessoas morrem por ano no continente americano por causa do álcool. O estudo foi feito pela Organização Pan-Americana da Saúde – Opas e da Organização Mundial da Saúde – OMS entre 2007 e 2009 e envolveu 16 países da América do Norte e América Latina.

A pesquisa mostra que isto representa “a ponta do iceberg de um problema maior”, visto que o álcool está associado a doenças do coração e cerebrovasculares, acidentes de trânsito, lesões com armas de fogo, suicídios, entre outros.

A maior taxa de mortes causadas pelo álcool foi registrada em El Salvador (uma média de 27,4 em 100 mil mortes por ano). Em seguida parece Guatemala (22,3), Nicarágua (21,3), México (17,8) e o Brasil (12,2).  A Colômbia apresentou o menor porcentual, com um total de 1,8 casos.

Os homens representam a maioria das mortes ligadas à bebida em todos os países, correspondendo a 85%. No Brasil, Equador e Venezuela, as maiores taxas de mortalidade foram formadas por pessoas de com idade entre 40 a 49 anos. Na Argentina, Canadá, Costa Rica, Cuba, Paraguai e Estados Unidos a idade é mais elevada, de 50-69 anos.

Informações de R7

FOTO: ilustrativa /envolverde.com.br

Compartilhar

Ar-condicionado | Dicas para quem vai comprar, higienizar ou cuidar do aparelho

Avançar »

Doses diárias de álcool contribuem para a perda de memória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical