• Visualizações 1902

Alongamentos: seis dicas para ajudar o seu corpo

Na era dos “sedentários”, os alongamentos são cada vez mais importantes, quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura e seus limites pessoais.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

É de extrema importância, fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Os alongamentos aumentam ou mantêm a flexibilidade dos músculos, preparando-os e “aquecendo-os” antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios.

São especialmente importantes no caso de pessoas que correm, andam de bicicleta, nadam, jogam tênis ou fazem outros exercícios desgastantes, pois atividades como estas promovem tensões e inflexibilidade. Além disso, os alongamentos evitam muitas lesões, como distensões ou inflamações.

No começo, principalmente se você é sedentário, alongar não é fácil, pois há uma grande dificuldade e dor durante os exercícios. Depois de um tempo, quando você estiver fazendo alongamentos de forma regular, os movimentos se tornarão mais fáceis e gostosos.

Efeitos do alongamento

– Redução de tensões musculares;

– Relaxamento;

– Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;

– Aumento do arco de maleabilidade;

– Prevenção de lesões;

– Facilita atividades de desgaste como, por exemplo, corrida, tênis, natação, ciclismo etc;

– Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;

– Ativa a circulação;

– Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;

– Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Abaixo, alongamentos simples 

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.

Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É prazeroso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.

 

A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar.

Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

 

Informações de Terra / Portal G1

FOTO: reprodução / portal g1 / folha

Compartilhar

Novo Hamburgo: Pronto Atendimento e UBS Santo Afonso recebem reformas

Avançar »

Índice de venda de genéricos no Brasil é o menor da história em 2012

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*