• Visualizações 1927

Estados Unidos aprovam primeiro teste caseiro para detectar vírus da Aids pela saliva

Produto indica a presença de HIV ao recolher a saliva com uma haste bucal. O lançamento está previsto para outubro, em grandes lojas de varejo e farmácias online.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A agência americana Food and Drug Administration, responsável por regular alimentos e remédios, aprovou nesta terça-feira, dia 03, o primeiro teste caseiro para detectar o vírus da Aids pela saliva.

O OraQuick foi desenvolvido pela empresa OraSure, baseada na Pensilvânia, e dá o resultado em 20 a 40 minutos. O produto indica a presença de HIV ao recolher a saliva com uma haste bucal. O lançamento está previsto para outubro, em grandes lojas de varejo e farmácias online.

Para profissionais da saúde, o OraQuick deve custar cerca de R$ 35. Já para os consumidores em geral, não deve passar de R$ 120. Esse valor a mais deve cobrir os custos com uma central de atendimento telefônico gratuito para fornecer informações e assistência médica aos usuários.

Esse método não é 100% preciso, chega a 92%, o que significa que o OraQuick poderia falhar em uma pessoa para cada 12 usuárias. Em pacientes que não têm o HIV, o teste se mostrou 99% seguro.

Conforme a agência, o OraQuick deve ser uma alternativa para quem não puder fazer o exame de sangue tradicional. A FDA já aprovou anteriormente vários kits caseiros para detectar o vírus da Aids, mas eles precisavam de uma amostra de sangue, que deveria ser enviada a um laboratório.

Autoridades do governo dos EUA estimam que um quinto, 240 mil pessoas, dos 1,2 milhão de soropositivos no país não saiba que está contaminado. Esse teste poderia ser um meio de prevenir novas infecções, que têm se mantido estáveis em 50 mil por ano.

Informações de G1

FOTO: reprodução / Reuters

Compartilhar

ANS pode suspender 40 planos de saúde do país após receber queixas

Avançar »

Exame de sangue pode detectar risco de infarto após cirurgia, dia estudo

Um comentário

  1. elton scaun da silva
    5 de julho de 2012

    no meu ver pessoas de baixa renda nao vao consegui compra esse teste q são os mais atingidos com o viros

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*