• Visualizações 671

Dilma Rousseff veta venda de medicamentos em supermercados

Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos ameaçou recorrer ao Judiciário caso a presidente não vetasse parte do projeto.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira, dia 18, o veto da presidente Dilma Rousseff à venda de remédios que não exijam prescrição médica em supermercados, armazéns, empórios, lojas de conveniência e similares.

De acordo com o texto, a liberação dificultaria o controle sobre a comercialização, assim como poderia estimular a automedicação e o uso indiscriminado, prejudicando a saúde pública. A decisão considerou a análise dos ministérios da Saúde e da Justiça.

A possível liberação da venda de medicamentos sem prescrição em supermercados preocupou o setor farmacêutico. O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de São Paulo – Sincofarma ameaçou recorrer ao Judiciário, caso a presidenta não vetasse parte do Projeto de Lei de Conversão – PLV 7/2012. O projeto é oriundo da medida provisória 549/2011, que trata de isenção de impostos sobre produtos destinados a pessoas com deficiência, e que previa, no artigo 8º, a ampliação da permissão de venda.

O presidente do Sindicato das Farmácias do Distrito Federal, Felipe de Faria, disse que a decisão dará mais segurança para o consumidor na hora de comprar o medicamento, porque ele poderá ter a orientação de um farmacêutico. “O supermercado vende alimento, a farmácia vende remédio”, comenta.

Informações de Agência Brasil

FOTO: ilustrativa / redecol

Compartilhar

Um em cada três adultos sofre de hipertensão, diz OMS

Avançar »

Estudo indica que ronco forte aumenta chance de câncer

Um comentário

  1. AMELIA
    19 de maio de 2012

    SOU TOTALMENTE CONTRA, TEMOS DE PARR DE COPIAR O PIMEIRO MUNDO, E COLOCAR EM PRATICA QUE NAO TEMOS MÉDICO NM PRA INVESTIGAR UMA DOR DE CABEÇA, O QUE VAI FAZER O MENOS FAVORECIDO ?MORRER NA FILA DO SUS?OU MORRER NA MAC DE HOSPITAL ESPERANDO VAGA?SOS SAÚDE!SOS CIDADANIA!SOSEDUCAÇÃO!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*