• Visualizações 881

Campo Bom realiza Semana de Luta Antimanicomial

Palestra, brechó, apresentação musical de pacientes, atividades lúdicas e até um passeio de Maria Fumaça pela Ferrovia do Vinho, na Serra Gaúcha, fazem parte das atividades que ocorrem entre 14 e 17 de maio.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Entre os dias 14 e 17 de maio, ocorrerá a Semana de Luta Atimanicomial 2012 na cidade de Campo Bom, que tem o objetivo de combater o preconceito e promover uma maior interação entre os pacientes com sofrimentos psíquicos e a sociedade, mostrando que através da ressocialização se consegue melhores resultados.

As diversas atividades promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde – SMS através do Centro de Atendimento Psicossocial – Caps (foto) para seus pacientes, familiares, voluntários e funcionários incluem apresentação musical de pacientes, brechó, leitura de depoimentos de usuários do Caps, palestra, atividades lúdicas e até um passeio de Maria Fumaça pela Ferrovia do Vinho, na Serra Gaúcha, para pacientes e familiares. Segundo a titular da SMS, Ilaine Pletsch, a ideia é combater rótulos e mostrar a importância da ressocialização dos pacientes no tratamento.

A programação tem início na segunda-feira, dia 14, às 14h, no Largo Irmãos Vetter. O evento também contará com atividades lúdicas como boliche e balões, expressão corporal com danças, varal de mensagem e ponto de recolhimento de doações para a Campanha do Agasalho e de doações de alimentos não perecíveis.

Na terça-feria, dia 15, às 14h, ocorrerá uma palestra com o tema sexualidade, ministrada pela enfermeira e professora do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Vera Delgado. No mesmo dia, às 15h, o Caps também celebra com um bolo seus 22 anos de existência cuidando da comunidade de Campo Bom. As atividades da Semana de Luta Antimanicomial se encerram na quinta-feira, 17, quando cerca de 40 pessoas entre pacientes e familiares do Caps farão um passeio de Maria Fumaça pela Ferrovia do Vinho, na Serra Gaúcha.

Confira a programação completa:

Segunda-feira | 14/05 | Largo Irmãos Vetter

Às 14h abertura com a psicóloga Madalena Lauschner, e Assembléia Geral  Vozes do Caps com depoimento e leitura de mensagens pelos usuários e familiares, oficina de música com apresentação dos usuários do Caps e professor Paulo Gambim, atividades lúdicas, expressão corporal, campanha do agasalho, com uma caixa solidária de alimentos para doação e varal de mensagens. (podem ser doados materiais de cama, mesa e vestuário e alimentos não-perecíveis). Em caso de chuva, as atividades ocorrerão no Caps.

-Terça-feira | 15/05 | centro de Atenção Psicossocial – Caps

Às 14h Palestra Sexualidade das PessoasVivendo e Convivendo com o Sofrimento Psíquico (ministrada por Vera Delgado, enfermeira e professora do Hospital de Clínicas de Porto Alegre). Às 15h bolode aniversário dos 22 anos de Saúde Mental de Campo Bom e Brechó.

-Quinta-feira 17/05

Passeio de Maria Fumaça pela Ferrovia do Vinho, na Sera Gaúcha, (saída do Caps às 8h.).

Informações de imprensa PMCB

FOTO: divulgação / PMCB

Compartilhar

Estudante encontra princípio antienvelhecimento na celulose

Avançar »

Novo Hamburgo: Encontradas larvas do mosquito da dengue

Um comentário

  1. 12 de maio de 2012

    Somos o CAPSII de Jaraguá do Sul – SC e também estamos organizando uma movimentação no proximo dia 18 de MAIO. A nossa programação está disponível em nosso blog

    Compartilhem suas experiencias conosco!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*