• Visualizações 460

Entra em vigor resolução que proíbe aos médicos usar redes sociais para angariar clientes

Não é mais permitido divulgar telefones e endereços por ferramentas como Twitter e Facebook, assim como consultas pela internet.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

As novas regras para a publicidade médica, publicadas pelo Conselho Federal de Medicina – CFM no Diário Oficial da União em 19 de agosto de 2011, passam a valer nesta quarta-feira, dia 15, conforme previsto.

Leia Mais 

Leia a resolução completa 

A decisão de restringir o uso das redes sociais por parte dos médicos é um dos destaques da resolução do CFM. As ferramentas, como Twitter e Facebook, não poderão ser usadas com o objetivo de angariar clientela, e fica proibida a divulgação de telefone e endereço de consultórios por esse meio.

Os contatos também não podem ser passados em entrevistas à imprensa. Quanto às entrevistas, o documento determina que o médico só pode conceder informações que tenham embasamento científico.

Consultas por telefone e internet também foram proibidas. “O médico pode, porém, orientar por telefone pacientes que já conheça, aos quais já prestou atendimento presencial, para esclarecer dúvidas em relação a um medicamento prescrito, por exemplo”, esclarece o documento.

As indústrias farmacêuticas também foram afetadas pelo CFM. Foi estabelecido um acordo com as indústrias farmacêuticas para regular a relação entre os médicos e os produtores de remédios. Entre outras regras, os laboratórios não poderão pagar despesas de lazer dos médicos nem de seus parentes e os brindes entregues aos profissionais não poderão custar mais que um terço do salário mínimo, ou seja, R$ 207.

Informações de portal G1

FOTO: ilustrativa / GettyImages

Compartilhar

Em 2011, 7,8 milhões de diabéticos e hipertensos receberam medicação gratuita, afirma Dilma Rousseff

Avançar »

“Temos que fazer mais com o que nós temos”, diz ministro da Saúde sobre corte no orçamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*