• Visualizações 511

RS: Sindicato médico pede suspensão do atendimento a internos da Fase

Base do pedido é dispositivo do Guia Médico que proíbe profissionais de prestar atendimento em locais de condições sub-humanas.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul – Simers pediu a suspensão do atendimento médico a internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo – Fase, anunciou o presidente da entidade, Paulo de Argollo Mendes (foto), nesta segunda-feira, dia 06.

O pedido, protocolado junto ao Conselho Regional de Medicina – Cremers, baseia-se em dispositivo do Guia Médico que proíbe os profissionais da área de prestar atendimento em locais com condições sub-humanas, segundo o dirigente. Argollo salientou que, no entendimento do sindicato, o Governo Estadual tem de tomar uma atitude imediata para encaminhar os adolescentes da Fase para atendimento ambulatorial e internação fora dos muros da instituição.

Conforme o representante da classe médica, a postura de manter pacientes psiquiátricos sem tratamento adequado enquanto há vagas que podem ser abertas em hospitais é “criminosa”. Argollo afirma que isso dependeria apenas “da vontade do governo”. De acordo com o Simers, o Hospital Espírita, por exemplo, tem 200 vagas ociosas que poderiam ser usadas para dar atendimento a adolescentes da Fase.

O Cremers fará levantamento antes de tomar posição oficial. O presidente do conselho médico, Rogério Wolf de Aguiar, afirma que já esteve reunido com a presidente da Fase, Joelza Mesquita, e com representantes dos psiquiatras que atendem na entidade.

Segundo Aguiar, uma inspeção das unidades de atendimento socioeducativo está prevista para esta semana. Sobre o pedido de interdição do atendimento médico feito pelo Simers, Aguiar afirmou que o Cremers fará um levantamento da situação do atendimento médico e analisará relatórios antes de se manifestar sobre a questão.

Informações de Zero Hora

FOTO: reprodução

Compartilhar

Pesquisa constata alteração nos níveis de estrogênio de mulheres que bebem duas xícaras de café por dia

Avançar »

Portaria permite que estrangeiros sejam submetidos a transplantes no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*