Diabetes causa uma morte a cada 10 segundos no mundo

Federação alerta população em campanha global na prevenção da doença, que já atinge 11 milhões de brasileiros e 300 milhões de pessoas no mundo.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O Dia Mundial do Diabetes, lembrado nesta segunda-feira, dia 14, mostra alerta: a doença mata uma pessoa a cada 10 segundos no mundo, segundo estatística da Federação Internacional de Diabetes, ligada à Organização Mundial da Saúde – OMS.

Em campanha global, realizada pelo terceiro ano seguido, o objetivo é orientar a prevenção da doença para a população. De acordo com dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas, 300 milhões de pessoas possuem diabetes no mundo inteiro. Já no Brasil, o número de portadores da doença é de 11 milhões de pessoas.

Mesmo que muitos brasileiros tenham um parente ou um amigo com diabetes, grande parte deles não sabe como evitar a doença. Esse, segundo os órgãos, é o maior obstáculo para conter essa epidemia global: o desconhecimento. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, metade das pessoas não sabe que tem a doença, o que é a doença, os sintomas e o tratamento.

O diabetes tipo 02, por exemplo, não tem cura e atinge mais pessoas que o tipo 01. O tipo 02 ocorre quando há aumento da taxa de açúcar, a glicose, no sangue. Os sinais mais comuns de serem notados são a sede em excesso, perda de peso, fome exagerada, vontade de urinar muitas vezes, difícil cicatrização de feridas, visão embaçada, cansaço e infecções frequentes.

Já as causas mais frequentes desse tipo de diabetes são a obesidade, sedentarismo e histórico familiar com casos da doença. Para evitar, é aconselhável praticar exercícios físicos com frequência e manter uma alimentação equilibrada. Entre as consequências da diabetes tipo 02 estão sofrer um ataque cardíaco, ficar cego ou sofrer amputação de uma perna.

Informações de Agência Brasil

FOTO: Ilustrativa / GettyImages

Compartilhar

Universidade americana cria método para regenerar músculos

Avançar »

Anvisa proíbe alimentos e bebidas à base de Aloe vera, a babosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*