Novo Hamburgo: Programa Estratégia Saúde da Família é apresentado ao bairro Boa Saúde

Equipe de profissionais de saúde acompanham comunidade desde o nascimento até a fase idosa, desenvolvendo diversas ações.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Prestes a ganhar uma Unidade de Saúde da Família – USF, a comunidade do bairro Boa Saúde conferiu na noite de quarta-feira, dia 13, como funciona o programa de Estratégia Saúde da Família – ESF.

Atualmente, duas equipes baseadas nesse sistema já atuam nessa região e uma terceira será implantada em breve. A nova unidade de saúde do bairro será inaugurada no dia 30 de abril, na Avenida Floresta.

O encontro com a comunidade ocorreu na Associação dos Moradores do Jardim Liberato. Os participantes puderam conferir detalhadamente o funcionamento da ESF. “Foi um encontro muito produtivo, que contou com bastante participação dos moradores”, destacou a secretária da Saúde, Clarita de Souza. A comunidade também pôde conhecer os profissionais que atuam nas duas equipes da ESF que já trabalham no bairro.

A ESF tem um foco diferente do atendimento que é realizado na maioria das cidades. Os profissionais de saúde acompanham de perto famílias em uma determinada região, desenvolvendo ações voltadas à promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e patologias mais freqüentes.

Cada pessoa tem sua vida acompanhada desde o nascimento até a fase idosa. As equipes da ESF são formadas por um médico especializado em saúde da família e comunidade, um enfermeiro especializado em saúde coletiva, um técnico em enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde. Eventualmente esses grupos podem ser reforçados com dentistas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Atualmente, Novo Hamburgo conta com oito equipes do ESF distribuídas nos bairros Boa Saúde, Roselândia, Rondônia, Santo Afonso e na Vila Iguaçu, no bairro Canudos.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: ilustrativa / caldeiraodenovidades

Compartilhar

Aparelho bioabsorvível para desobstrução de artérias chega ao Brasil

Avançar »

Ministério da Saúde aponta que 15% dos brasileiros são obesos

Um comentário

  1. Victor Hugo
    23 de novembro de 2012

    Por favor,procuro identificar esse senhor da foto. Ele é muito parecido, senão, identico ao meu falecido avô. Por favor, se alguem souber quem é ele entre em contato.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*