• Visualizações 4648

Cerca de 250 mil brasileiros não sabem que estão com AIDS

Campanha do Ministério da Saúde apresenta números e visa conscientizar, especialmente o público jovem, sobre comportamentos seguros de prevenção contra o HIV.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Cerca de 630 mil brasileiros vivem com HIV em todo o país – desses, 255 mil não sabem que foram infectados. Os dados foram divulgados hoje (1º) pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a pasta, o número de testes de HIV distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passou de 3,3 milhões, em 2005, para 8,9 milhões em 2009. O índice de testagem para HIV em todo o país, no ano passado, foi de 38,4%.

Jovens de 15 a 24 anos

são foco de campanha

A campanha “O Preconceito como Aspecto de Vulnerabilidade ao HIV/Aids” lançada nesta quarta-feira, 1º de dezembro, pelo Ministério da Saúde visa atingir especialmente, os jovens entre 15 e 24.

A preocupação do ministério é que este grupo tem maior número de parceiros casuais em relação aos adultos e cerca de 40% deles declararam não usar preservativo em todas as relações sexuais. Além da conscientização entre os jovens, a campanha visa desconstruir o preconceito com as pessoas que vivem com o vírus HIV no Brasil.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído como forma de despertar a necessidade de prevenção, de promoção do entendimento sobre a pandemia e de incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no fim dos anos 80.

Números sobre a aids

no Brasil e no mundo

Informações ABr

FOTO: ilustrativa / SXC

Compartilhar

Retenção de receita para antibióticos já vale em todo o país

Avançar »

Fiocruz lança teste rápido para diagnóstico do HIV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*