• Visualizações 996

Mulheres dedicaram dia para cuidar da saúde

Além dos exames de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, as mulheres receberam orientações sobre o auto-exame para continuarem os cuidados em casa.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O último sábado, 16, foi um dia dedicado para a saúde da mulher em Novo Hamburgo.

As hamburguenses fizeram fila nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município e realizaram dois exames importantes para a prevenção de câncer na mulher: a palpação de mama e a coleta de material para realizar o citopatológico (CP), preventivo do câncer de colo de útero. Devido a grande demanda, a UBS Canudos realizou somente o exame de mama e agendou para o dia 30 de outubro o CP. No sábado a unidade do bairro atendeu aproximadamente 80 mulheres.

A enfermeira Adriane Goulart, da UBS Canudos, explica que foram realizados exames físicos e solicitadas mamografias quando necessário, além da orientação do auto-exame. Os casos de identificação de nódulo foram encaminhados para uma ginecologista. Adriane ainda ressaltou que a data era especialmente dedicada às mulheres, mas quem não pode comparecer pode agendar os exames para outro dia.

Para a secretaria de Saúde, Clarita de Souza, a iniciativa tem como objetivo ampliar o cuidado com a população feminina. “O diagnostico precoce favorece o tratamento e possibilita um processo de cura mais eficiente”, ressalta.

O sábado também foi dedicado para a pesagem das crianças beneficiárias do Bolsa Família. O atendimento é realizado por uma nutricionista que orienta os pacientes sobre cuidados na alimentação e encaminha para consulta caso seja necessário.

Informações de Imprensa PMNH

FOTO: reprodução / blog Estadão

Compartilhar

Cirurgia cardíaca e acupuntura podem ajudar nas dores de cabeça

Avançar »

Catarata pode afetar também as crianças, alertam especialistas

Um comentário

  1. 26 de novembro de 2010

    Gostei da iniciativa!Muito legal.Poderiam fazer isso aqui em São Paulo também.Precisamos ser lembradas dos cuidados que devemos ter com nós mesmas.Às vezes esquecemos o quanto somos fragéis.Fiquei pensando em mim,e com certeza,em muitas mulheres,que como eu,acabam fazendo tudo,menos cuidando de si mesmas.Pensando nisso vou compartilhar algo que pode ajudar,na hora de procurar profissionais capacitados para cuidar da saúde feminina.

    http://bit.ly/aVNy0c

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*