• Visualizações 1768

NH: 2ª etapa da vacinação contra Gripe A inicia nesta segunda-feira

Esta etapa irá imunizar gestantes, crianças de 06 a 2 anos e pessoas com doenças crônicas graves. A campanha nacional de vacinação segue até 21 de maio dividida em etapas e grupos.

Da Redação redacao@novohamburgo.org

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), começa nesta segunda-feira, dia 22 de março, a aplicar a vacina contra a Gripe A (H1N1) em gestantes, crianças com idades entre seis meses e dois anos e pessoas com doenças crônicas graves. Segundo a SMS, a estimativa é imunizar, até o dia 2 de abril, mais de 25 mil pessoas.

Para receber a dose, basta procurar uma das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pela cidade (confira a relação abaixo) ou a Casa de Vacinas, no Centro, entre as 8 e as 17 horas. A aplicação da vacina será realizada mediante a distribuição de fichas diárias.

De acordo com a secretária de Saúde, Clarita de Souza, a comunidade deve manter a calma e a ordem nos locais de vacinação para que a campanha possa ser realizada com sucesso. É importante destacar que somente receberão a vacina as pessoas que se enquadram no grupo descrito, segundo norma do Ministério da Saúde. Estão no grupo de doentes crônicos graves aqueles que sofrem com obesidade de grau três, diabetes, pessoas imunodeprimidas, asmáticos graves, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros.

Campanha

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza A (H1N1) se estenderá até o dia 21 de maio. Na terceira etapa, a população entre 20 a 29 anos será vacinada entre os dias 5 a 23 de abril. Posteriormente, a partir do dia 24 de abril até o dia 7 de maio, começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Toda população com mais de 60 anos receberá a dose contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a Gripe A. Na última etapa da campanha, entre os dias 10 e 21 de maio, será a vez da população de 30 a 39 anos. As etapas seguem orientações do Ministério da Saúde. Em Novo Hamburgo, segundo a SMS, a previsão é que 110 mil cidadãos sejam imunizados.

Ainda conforme orientação do Ministério da Saúde, pessoas que apresentarem quadro clínico agudo grave, como febre, dor de garganta e mal-estar em geral devem prorrogar a aplicação vacina. Além disso, doadores de sangue precisam esperar 48 horas para realizar uma nova doação.

Primeira Etapa

Na primeira etapa da campanha, destinada aos profissionais da saúde envolvidos diretamente na resposta a pandemia da doença, a Prefeitura aplicou quase na totalidade as 2,4 mil doses destinadas pela Secretaria Estadual de Saúde.

Cuidados com a saúde

De acordo com a secretária da Saúde, apesar da aplicação da vacina contra a nova gripe, os cuidados com a higiene para evitar a disseminação do vírus ainda permanecem. “As pessoas precisam estar conscientes de que a transmissão da doença ocorre pelo contato com uma pessoa ou um objeto contaminado. E por isso é preciso manter a limpeza correta desses objetos e as condições de higiene das pessoas”, explica.

Dicas:

– Higienizar as mãos com frequência;

– Ventilar os ambientes.

– Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

– Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;

– Manter distância (mínimo de 1 metro) de indivíduos com sintomas gripais;

Locais de Vacinação:

Casa de Vacinas (Rua Joaquim Nabuco, 610 – Centro)

UBS Primavera (Rua Boa Saúde, 618 – Primavera)

UBS Rondônia (Rua Balduíno Michel, 100 – Rondônia)

UBS Liberdade (Rua Kurt Wacker, 14 – Liberdade)

UBS Rincão (Rua Teobaldo Nicolau Bauer, 15 – Rincão)

UBS Roselândia (Rua Aquarius, 133 – Roselândia)

UBS Canudos (Rua Silvio Gilberto Christmann, 1451 – Canudos)

UBS Lomba Grande (Rua Odete Correa Schuck, 125 – Lomba Grande)

UBS Santo Afonso (Rua Assuncion, 85 – Santo Afonso)

UBS Iguaçu (Rua Bruno Werner Storck, esq. com a Rua dos Professores – Canudos)

UBS Kraemer (Rua Américo Vespúcio, s/nº – São Jorge)

UBS Kephas (Rua Bernardo Ludvig, s/nº – São José)

UBS São Jorge (Rua Jabuti, 308 – São Jorge)

UBS Guarani (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Guarani)

UBS Boa Saúde (Rua Saturno, 202 – Boa Saúde)

UBS Redentora (Rua Tamoio, s/nº – São José)

Compartilhar

Saiba como se prevenir de doenças respiratórias

Avançar »

Médico é denunciado por violação sexual em Caxias do Sul

Um comentário

  1. 20 de março de 2010

    Opiniões de profissionais altamente qualificados sobre o vírus e a vacina

    A imprensa e as “autoridades” da saúde neste momento tentam defender a vacinação contra a gripe suína, qualificando como rumores e teorias da conspiração informações que estão assolando a internet, no momento em que o Brasil começa uma vacinação em massa a qual deve cobrir mais da metade da população do país.

    Para dar mais conteúdo a esta montanha de desinformação, leia abaixo as opiniões de profissionais altamente qualificados sobre o vírus e a vacina (com todas as referencias e fontes).

    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/opiniao-de-profissionais-altamente.html

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*