Atividades no Calçadão Oswaldo Cruz marcam o Dia Mundial do Diabetes

Os hamburguenses poderão realizar exames de glicose, verificar a pressão arterial, tipagem sanguínea, receber orientação nutricional, física e avaliação de fisioterapia, além de conferir os serviços de quiropraxia, enfermagem, farmácia e conhecer o projeto de reabilitação de amputados.

Neste sábado, dia 14 de novembro, a partir das 9h, quem passar pelo Calçadão Oswaldo Cruz poderá aproveitar diversos serviços disponíveis alusivos ao Dia Mundial do Diabetes. Os hamburguenses poderão realizar exames de glicose, verificar a pressão arterial, tipagem sanguínea, receber orientação nutricional, física e avaliação de fisioterapia, além de conferir os serviços de quiropraxia, enfermagem, farmácia e conhecer o projeto de reabilitação de amputados. O evento será realizado mesmo em caso de chuva.

As ações servem, conforme a secretária da Saúde (SMS), Clarita de Souza, para conscientizar a população e alertar sobre a prevenção, cuidados com a doença e o diagnóstico precoce. “Ninguém está livre da diabetes. Por isso precisamos alertar a comunidade sobre os fatores de riscos e as medidas que devem ser tomadas para evitar a doença.” A atividade é uma realização da Secretaria da Saúde em parceria com a Associação Riograndense de Apoio ao Diabético (ARAD) de Novo Hamburgo, Feevale, Instituto de Nefrologia Dr. Gilvan Fontoura, Lions Clube Terceiro Milênio, Colégio Santa Catarina, Sindicato dos Médicos de Novo Hamburgo, Farmácias Hamburguesa, Roche do Brasil e Lilly do Brasil.

Grupos de Apoio

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também realizarão atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes. Na UBS Guarani (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Guarani), por exemplo, no dia 24 de novembro, às 9 horas, ocorrerá uma palestra sobre o tema com as nutricionistas do projeto Nutrir, da Prefeitura. O município conta, ainda, com grupos de apoio nas unidades, que servem para orientar os pacientes sobre os cuidados com a saúde. Confira abaixo o dia, horário e local dos encontros.

UBS                                         Local                                         Dia e horário

Boa Saúde Rua Saturno, 202 – Boa Saúde terceira 2ª-feira de cada mês às 10 horas

Canudos – Rua Silvio Gilberto Christmann, 1451 – Canudos duas primeiras 4ª-feiras de cada mês das 8 às 10h30

Kraemer-Rua Américo Vespúcio, s/nº – São Jorge – 3ª e 5ª-feiras, das 7 às 10 horas

Lomba Grande     – Rua Odete Correa Schuck, 125 – Lomba Grande todas as 5ª-feiras, às 15h30

Primavera – Rua Boa Saúde, 618 – Primavera primeira 6ª-feira de cada mês às 8h30

Redentora – Rua Tamoio, s/nº – São José – Grupo no dia 20 de novembro pela manhã

São Jorge – Rua Jabuti, 308 – São Jorge         primeira 4ª-feira do mês às 14 horas

Roselândia- Rua Aquarius, 133 – Roselândia – três primeiras 4ª-feiras de cada mês, às 14 horas

Santo Afonso- Rua Assuncion, 85 – Santo Afonso- Grupo semanal nas 3ª-feiras às 15 horas

Compartilhar

10º Momento da Fibrose Cística aponta a evolução no tratamento

Avançar »

SES qualifica profissionais da área de saúde mental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*