• Visualizações 1874

Maio Amarelo busca atenção pela vida

Na manhã de quinta-feira, dia 12 de maio, a Prefeitura de Novo Hamburgo lançou a campanha do Maio Amarelo – Atenção pela vida. A programação ocorreu no gabinete do prefeito Luis Lauermann e contou com a presença de representantes das secretarias municipais e do Conselho Municipal de Trânsito. Esse é o segundo ano que Novo Hamburgo realiza a campanha, que busca sensibilizar e humanizar o trânsito para a prevenção de acidentes. A organização do Maio Amarelo é da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), em parceria com outras secretarias.

Durante todo o mês estão previstas ações como blitze educativas, simulação de acidentes, entre outras atividades que promovem a conscientização no trânsito. “Muito mais que trabalhar durante um mês, vamos trabalhar para tornar a discussão permanente, fortalecendo vínculos por meio do trabalho integrado com a equipe de governo”, aponta Lauermann.

O Rio Grande do Sul registrou em 2015 mais de 1.500 mortes no trânsito. Até o momento, em 2016, esse número já superou 227 acidentes com vítimas fatais. O Brasil ocupa a quinta colocação entre os países com mais mortes no trânsito. “Temos que trabalhar para mudar essa realidade e, para isso, temos que investir em educação, fortalecendo a cultura do respeito entre pedestres e condutores”, pontua o titular interino da SESMUR, Gilmar Valadares.

O Maio Amarelo

O mês de maio foi escolhido por coincidir com o lançamento da Década de Ação para Segurança no Trânsito, pela ONU, em 11 de maio de 2011. Além disso, em maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre. O movimento pretende engajar os cidadãos a adotarem um comportamento seguro pensando na preservação da vida. Agentes da SESMUR e da Guarda Municipal usarão durante todo o mês um laço amarelo, que é símbolo da campanha.

 

Manutenção periódica auxilia na segurança do trânsito

Para oferecer mais segurança para a comunidade, a Administração, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), vem realizando intervenções e manutenções periódicas nas vias do Município. Reforços na sinalização, como faixas de segurança e sinaleiras são alguns desses trabalhos. Uma das mais recentes melhorias foi uma revindicação dos moradores do bairro Vila Nova, onde foi instalada uma rótula no cruzamento da Rua General Daltro Filho com a Rua Aluísio de Azevedo.

 

Outra via que recebeu melhorias foi trecho hamburguense da BR-116, onde foram realizadas melhorias como instalação de áreas neutras, novos canteiros, tachões, sinalização e semáforos para pedestres. A campanha “Pisou na faixa, eu respeito!” é também uma iniciativa que busca a conscientização no trânsito. O objetivo é chamar a atenção de condutores e pedestres para os cuidados que se deve ter ao realizar travessias ou ao circular com veículos por áreas onde existam faixas de segurança.

 

Foto: (Vanessa Monni)

Compartilhar

Michel Temer é notificado e assume Presidência

Avançar »

Nova primeira-dama Marcela Temer tem nudes roubados por hacker brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*