• Visualizações 519

Senado aprova PEC para médicos militares atenderem pelo SUS

Texto permite que oficiais prestem serviço à rede pública durante folgas e finais de semana.  Iniciativa é mais uma medida para aumentar a oferta de médicos em localidades onde há carência desses profissionais.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O Senado aprovou, nesta quarta-feira, dia 07, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 122/2011, que permite aos médicos militares atenderem pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

A votação foi acompanhada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A iniciativa é mais uma medida para aumentar a oferta de médicos em localidades onde há carência desses profissionais.

Pelo texto aprovado, os médicos da Marinha, Aeronáutica e do Exército poderão atuar nos hospitais da rede pública em horário alternativo ao da jornada nos estabelecimentos militares, como durante folgas e fins de semana.

Eles poderão acumular função e serem contratados por prefeituras e pelos governos estaduais.

Segundo o ministro, grande parte dos médicos militares é especialista, o que coincide com as necessidades das cidades. Padilha lembra que a maioria está justamente em regiões de fronteira, na Amazônia e no interior do país – locais onde há mais dificuldade de contratar profissionais. A estimativa é de que 6 mil profissionais militares poderão ser contratados para trabalhar no SUS.

Para a votação no Senado, os líderes partidários fizeram acordo para quebra de interstícios, o que permitiu que a PEC fosse apreciada em dois turnos em um único dia. Agora, ela segue para a Câmara, onde também precisará ser votada em dois turnos. Se houver alterações, a matéria retorna ao Senado para última análise antes da promulgação.

Informações de correio do povo

FOTO: reprodução / José Cruz / ABr / CP

Compartilhar

Pressão da base deve mudar projeto do passe livre no RS

Avançar »

STF muda interpretação e diz que Congresso decide perda de mandato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*