Novo Hamburgo: Quero 14! Campanha contra aumento do número de vereadores ganha reforço na Internet

CONHEÇA O SITE! Movimento formado para impedir que Câmara passe a ter 21 cadeiras a partir de 2013 põe no ar site para manifestar o descontentamento dos hamburguenses. .

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Começou com o descontentamento de um cidadão aqui, outro ali. Mobilizados, fundaram o grupo Inconformados.

Depois, a primeira ação efetiva: um abaixo-assinado. Entidades representativas se somaram ao movimento, em seguida. Tudo isso para evitar que a Câmara Municipal de Novo Hamburgo aumente o número de cadeiras de 14 para 21 a partir de 2013.

Leia Mais

Conheça o site “Quero 14!”

Internautas são contra aumento do número de vereadores

Inconformados planejam publicidade contra aumento do número de vereadores

Agora, eles têm um site para reunir as opiniões de internautas que não querem mais vereadores na cidade. Trata-se do “Quero 14!”, que foi ao ar essa semana. “Aumentar de 14 para 21 vereadores, representa, numa estimativa baixa, um acréscimo de R$ 2 milhões de reais por ano nos gastos”, diz o texto de abertura, justificando a proposta contrária ao aumento.

O site também sugere que os internautas enviem suas manifestações aos vereadores, explica qual é a proposta do movimento e apresenta argumentos que pesam contra a criação de sete novas cadeiras no Parlamento. Disponibiliza, ainda, cópia do modelo de abaixo-assinado que pretende barrar o aumento e informa os locais de coleta.

O grupo pretende reunir as assinaturas necessárias para apresentar um projeto de iniciativa popular para alterar a Lei Orgânica do Município. São aproximadamente nove mil, o que representa 5% do eleitorado hamburguense – mais ou menos 180 mil eleitores.

Ocorre que a legislação federal, alterada pelos deputados em 2009, prevê que cidades do porte de Novo Hamburgo possam ter até 21 parlamentares, como tinha até 2004, quando o Tribunal Superior Eleitoral – TSE determinou que fossem 14. Entretanto, a Lei Orgânica permaneceu estabelecendo 21. É nisso que se apóiam os vereadores para defender as sete novas vagas.

ENQUETE – Vale lembrar que em enquete organizada pelo Portal novohamburgo.org em junho, os internautas já se mostraram contrários a mais vereadores. Entre os participantes, 68% acharam que 14 é um bom número e que deve ser mantido. Apenas 24% dos internautas concordam com 21. Outros 8% acham que deveria, sim, aumentar, mas não para 21, para um número alternativo.

Estratégias de visibilidade

Desde que começou a se organizar, no início do ano, o movimento Inconformados empreende estratégias de mobilização e visibilidade em busca de adesões. No mês passado, integrantes do grupo aventaram a possibilidade de seguir o exemplo de Jaguará do Sul, em Santa Catarina, onde outdoors foram espalhados pela cidade com mensagens contra o aumento (foto).

Aos sábados, das 09 horas às 12h30min, o movimento mantém posto fixo no Centro, junto à Praça do Imigrante, para coletar assinaturas para o abaixo-assinado que visa a apresentação do projeto de iniciativa popular. Aos domingos, o posto é itinerante, circula pelos bairros. Para somar-se ao pleito, basta entrar em contato com o Inconformados pelo e-mail mobiliza.inconformados@gmail.com.

FOTOS: reprodução

Compartilhar

Maioria dos desvios de dinheiro público se refere às áreas de Educação e Saúde

Avançar »

Diretor-geral do Dnit pede demissão um mês após início da crise nos Transportes

Um comentário

  1. Elisabeth Backes
    27 de julho de 2011

    Bela iniciativa!!!
    A cultura politica desse pais somente mudará quando houver conscientização do papel de cada um nesse processo. Parabens e contem com minha participação;

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*