Novo Hamburgo: Internautas são contra aumento do número de vereadores

Enquete promovida pelo Portal novohamburgo.org revela que 68% dos participantes não quer 21 cadeiras na Câmara em 2013.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Quantos vereadores o município de Novo Hamburgo deve ter em 2013: manter 14, ou aumentar para 21?

Se depender dos internautas, a composição da Câmara Municipal não terá mais parlamentares depois das próximas eleições. Pelo menos é o que aponta enquete promovida pelo Portal novohamburgo.org, mantida no ar durante 15 dias.

Leia Mais

Inconformados planejam publicidade contra aumento do número de vereadores

Entre os participantes, 68% acham que 14 é um bom número e que deve ser mantido. Os vereadores cogitam a possibilidade de aumentar o número de vagas no Parlamento a 21, como prevê a legislação federal que regula o tema. Só que apenas 24% dos internautas concorda com essa hipótese. Outros 8% acham que deveria sim aumentar, mas não para 21.

Você concorda com o aumento do número de vereadores de 14 para 21?

Não. Será pior para a cidade. (68%)

Sim. Será melhor para a cidade. (24%)

Acho que deveria aumentar, mas não para 21. (8%)

Inconformados

Desde que a possibilidade de aumento do número de vereadores começou a ser ventilado, no início de 2011, o movimento Mobiliza Inconformados promove ações para evitar a medida. Entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, seção Novo Hamburgo, também já se manifestaram contrárias.

Os Inconformados propõem a alteração da Lei Orgânica do Município no artigo que prevê que a Câmara deve ter 21 cadeiras, passando para 14. A cidade tinha 21 vereadores até 2004, quando o Tribunal Superior Eleitoral – TSE determinou que fossem 14. Em 2009, no entanto, o Congresso Nacional aprovou nova legislação, permitindo o retorno das sete vagas.

Aos sábados, das 09 horas às 12h30min, o movimento mantém posto fixo no Centro, junto à Praça do Imigrante (foto), para coletar assinaturas para um abaixo-assinado que visa a apresentação de um projeto de iniciativa popular. Quem quiser somar-se ao pleito pode entrar em contato pelo e-mail mobiliza.inconformados@gmail.com.

FOTO: Douglas Cypriano / CMNH

Compartilhar

Comissão da Câmara vai discutir ataques de hackers a sites do governo

Avançar »

Lideranças prestam últimas homenagens a Itamar Franco

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*