Oposição “dribla” o governo e convoca Palocci a dar explicações na Câmara

Requerimento apresentado pelo deputado gaúcho Onyx Lorenzoni (DEM) foi aprovado pela Comissão de Agricultura da Casa.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Driblando o governo, a Comissão de Agricultura aprovou nesta quarta-feira, dia 1º, requerimento da oposição para que o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, preste esclarecimentos na Câmara sobre os serviços prestados por sua empresa, a consultoria Projeto.

Leia Mais

Caso Palocci: Governo alega que oposição partiu para a guerra política

O requerimento apresentado pelo deputado federal gaúcho Onyx Lorenzoni (DEM) nesta quarta convoca o ministro para explicar “os termos da consultoria prestada pela Projeto a empresas”, conforme denúncia do jornal Folha de S. Paulo.

Desde que foi divulgado no mês passado um aumento de 20 vezes no patrimônio do ministro em quatro anos, a oposição vem tentando aprovar pedidos em comissões para que o ministro explique seu aumento patrimonial e serviços prestados por sua consultoria. A oposição tenta ainda conseguir assinaturas para instalar uma CPI mista no Congresso.

Governo quer barrar convocação

A aprovação da convocação de Antonio Palocci foi resultado de uma ação hábil da oposição e de um “cochilo” dos governistas. A votação foi simbólica (os contrários deveriam levantar-se, caso contrário, estavam se manifestando a favor). O governo não conseguiu pedir verificação dos votos nominais.

Isso ocorreu porque minutos antes, por uma estratégia da oposição, a comissão já havia realizado uma votação nominal. Pelas normas regimentais da Câmara, há o prazo de uma hora que precisa ser respeitado entre duas votações nominais.

Se for efetivado, o ministro não poderá se negar a comparecer à Câmara, sob risco de cometer crime de responsabilidade. O requerimento não fixa data para a audiência e deputados governistas ainda tentam evitar a convocação.

Informações de portal R7

FOTO: Agência Brasil

Compartilhar

Após polêmica, Sarney promete devolver impeachment de Collor à galeria no Senado

Avançar »

PSDB teme que defesa de FHC pela descriminalização da maconha afete eleições

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*