Envolvido no mensalão pede refiliação ao PT

Ex-tesoureiro do partido foi apontado como um dos participantes do núcleo central do esquema; ele responde por corrupção ativa.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, um dos pivôs do escândalo do mensalão, pediu refiliação ao partido na quinta-feira, dia 28. Ele entregou uma carta ao diretório da legenda e a votação sobre seu retorno ocorre nesta sexta-feira e no sábado.

Nos últimos dias, Delúbio (foto) teria participado de jantares na casa da senadora Marta Suplicy (PT-SP). Ele é um dos réus do processo do mensalão, que tramita no Supremo Tribunal Federal – STF.

Em 2007, o STF aceitou denúncia contra os 40 suspeitos de envolvimento no suposto esquema. O caso veio a público quando foi denunciado em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson. Segundo ele, atual presidente nacional do PTB, parlamentares da base aliada recebiam pagamentos periódicos para votar de acordo com os interesses do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Em janeiro de 2008, o ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira assinou acordo com a Procuradoria-Geral da República para não ser mais processado no inquérito sobre o caso. Com o acordo, Pereira teria que fazer 750 horas de serviço comunitário em até três anos.

No relatório, o ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu; o ex-presidente do PT, deputado José Genoíno (SP); o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o ex-secretário-geral Silvio Pereira foram apontados como núcleo central do esquema. Todos foram denunciados por formação de quadrilha. Dirceu, Genoíno e Delúbio respondem ainda por corrupção ativa.

Informações de O Dia

FOTO: reprodução / Lula Marques-Folhapress

Compartilhar

Homofobia: Bolsonoro ataca colega na comissão de Direitos Humanos

Avançar »

Dia do Trabalhador: Centrais sindicais reforçam luta pela redução da jornada

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*