PSTU entra com ação contra reajuste dos parlamentares

Partido entende que as funções dos ministros do STF, em cujos salários os parlamentares se basearam, não são equiparáveis às de agentes políticos.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O PSTU entrou com uma ação popular contra os reajustes aprovados no Senado e na Câmara dos Deputados na terça-feira, dia 18.

Os parlamentares equipararam, em 15 de dezembro, os próprios salários e os do Executivo aos dos ministros do Supremo Tribunal Federal – STF, de R$ 26,7 mil. Os reajustes, que começam a valer em fevereiro, chegaram a 62% para deputados e senadores, 134% para a presidente da República e 149% para os ministros de Estado.

Os advogados do partido protocolaram a ação na 5ª Vara Federal, em Brasília. O PSTU entende que os ministros do Supremo exercem uma carreira de Estado, diferentemente dos ministros ou do presidente da República, que têm função de governo, e dos parlamentares, que representam partidos políticos.

“Não são equiparáveis as funções de ministro do STF com as exercidas por agentes políticos em exercício de mandato. Os parlamentares e os membros do Governo não podem ser equiparados aos cargos públicos de natureza estatal”, sustenta a ação, frisando que não existe previsão em lei, na Constituição Federal, que garanta o salário unificado.

Informações de Correio do Povo

FOTO: reprodução

Compartilhar

Votação de mudanças no Código Florestal será afetada por tragédia no Rio

Avançar »

Parlamentares pausam recesso para votar projetos que ajudam vítimas das chuvas

32 comentários

  1. Sandra Luiz Da Silva
    20 de janeiro de 2011

    Sugestão é: “Se todos se mobilizar e não votar mais,talvez o Brasil seria bem melhor,e a corrupção não tomaria tamanha proporção!”

    Responder
  2. Alexandre
    20 de janeiro de 2011

    Parabs! Aos organizadores deste corajoso partido (PSTU), hoje foi colocado em pauta a nível nacional assuntos que havia a muito tempo preso em minha garganta.

    Responder
  3. Ramon Vanel
    20 de janeiro de 2011

    Meus parabens..
    Espero que essa iniciativa possa
    alterar esse absurdo que estão querendo
    realizar..Meu Deus que pais e esse,garanto que se fosse em outro pais o povo já estava na rua para que isso não acontecesse!

    Continuem assim…
    Para que possamos confiar em alguem.

    att

    Ramon Vanel

    Vila Velha es

    Responder
  4. 20 de janeiro de 2011

    parabens PSTU!!!!A muito queria falar o q foi expresso por vocês hoje.

    Responder
  5. FATIMA
    20 de janeiro de 2011

    eu naõ me conformo com este aumento abusivos deste parlarmentar para nos aposentados este salario de fome 6;41 naõ pode ser maior porque pois foge do orçamento deles e este salario absurdo que eles ganham da onde é que sai é do mesmo lugar que sai o nosso só k para eles pode nos trabalhamos 30anos para chegar agora receber essa miseria 540reais eles gastam em retaurantes e no temos k come 30dias es se come naaõ paga as contas por isto se aumenta a inadiplencia pagar como pelo amor de deus senhora presidenta ajuda a gente k tanto confiou na senhora pois tenha certeza k foi o pobre k elegeu a senhora.

    Responder
  6. cicero lucas barreto
    20 de janeiro de 2011

    acho isso uma vergonha como pode ter tantos pobres que nao tem o que comer e esses deputados terem um reajuste tao elevado assim . ISSO PRESIDENTA DILMA, É UMA VERGONHA…

    Responder
  7. sergio conc
    20 de janeiro de 2011

    vamos revoluciona e mandar esses vagabundos destes deputados charlatões que ficam fazendo e desfazendo la no congresso nacional.

    Responder
  8. cicero lucas barreto
    20 de janeiro de 2011

    NUM PAÍS TÃO INJUSTO ISSO NÃO SURPREEDE MAIS…SÓ QUE O POVO TEM COMO MUDAR ISSO É SÓ FOTAR JUNTO COM O PSTU PARA QUE É VERGONHA NÃO VÁ ADIANTE.

    Responder
  9. 20 de janeiro de 2011

    Para os políticos, segue um “recadinho” de Deus. LEIA E MUDE DE ATITUDE,ENQUANTO AINDA TEM TEMPO…
    … SERVINDO DE BOA VONTADE COMO AO SENHOR,E NÃO COMO AOS HOMENS.
    -SABENDO QUE CADA UM RECEBERÁ DO SENHOR TODO BEM QUE FIZER,SEJA SERVO (POBRE,NECESSITADO),SEJA LIVRE (PATRÃO,RICO,QUEM ADMINISTRA OU GOVERNA). -E VÓS SENHORES (PATRÃO,RICO,
    QUEM ADMINISTRA OU GOVERNA), FAZEI O MESMO PARA COM ELES, DEIXANDO AS AMEAÇAS, SABENDO TAMBÉM QUE O SENHOR DELES E VOSSO ESTÁ NO CÉU, E QUE PARA COM ELE NÃO HÁ ACEPÇÃO DE PESSOAS. (EFÉSIOS 6:7,8,9)

    Responder
  10. jair
    20 de janeiro de 2011

    olha para dar 30reais de aumento no salario minimo ficam 4meses esta desputa para eles parlamentares decidem em30minutos aonde vamos parar é uma vergonha qdo me aposentei recbia 5 salarios hoje recebo 2 isto é paguei 35anos inss hoje vem o rajuste 6;41 nao da para comprar mistura para semana qdo que vcs vao acordar e fazer algo pelos pobres vcs viajam levam parentes quem paga somos nos com juros absurdos impostos estamos perdendo o k temos por naõ conseguir pagar as nossa contas em dia.é so promessana hora k senta ai em uma cadeira se esquece destes pobres miseraveis k votaram em vcs quero ver quem vai por a mao no bolso p/ajudar estes coitados que estao sem era nem beira sem casa k perderam tudo familias depois falam construiram em ares de risco os politicos deram opçao para eles construiram moradias dignas paraeles coitados construiram aonde o dinheiro deu e tenho certeza k muitos ainda estavam devendo é so projetos nada sai do papel logico vcs tem coberturas de luxos se preocupar co pobre para se so somos lembrados nas eleiçoes po-que vcs precisam de nos tenho muita esperança ainda acho k estouaté ficando louco k nossa presidenta faça algo pelos pobres poque pelos ricos ja fizeram a muito tempo.

    Responder
  11. josé Marçal
    20 de janeiro de 2011

    aumento abusivo esploração do povo pobre.

    Responder
  12. josé Marçal
    20 de janeiro de 2011

    não a este aumento

    Responder
  13. josé Marçal
    20 de janeiro de 2011

    aumento absurdo deve ser revogado

    Responder
  14. 20 de janeiro de 2011

    olá pessoal ! como e insuportavel ver um aumento desse enquanto q o salario minimo eles começao esse estudo antes do começo do ano pra aumentar apenas 30 reais é um absurdo nao dar pra viver com esses centavos amais e um cumulo, uma raiva enorme pois tudo e caro absurdo como podemos parar com o progresso roubando a naçao Brasileira!!! um absurdo! abraços para o meu partido!

    Responder
  15. marcelo monteiro de oliveira
    20 de janeiro de 2011

    a cada ano que passa eu fico com mais nojo desses politicos,depois desta tragédia na região serrana do rio de janeiro,o ex presidente lula,sérgio cabral,e todos os prefeitos destas tinham que vim a público e pedir perdão de joelho pela todas essas mortes,todos eles tiveram culpas,eu não agüento mais chorar vendo isto tudo pela tv.eu fico imaginando o que esses governantes sentem (parece que para ser político neste país a primeira coisa que tem que perder é a vergonha na cara e e o amor ao próximo)tomara que essas mortes todas; servem pelo menos para fazerem alguma coisa,todo ano é a mesma coisa a chuva mata 100,200,300 e agora vai passar de mil,eles tinham que fazer algo com toda a rapidez semelhante ao aumento de salário deles(essa chuva tinha que ter caído toda no congresso na hora que eles estavam votando o aumento de salário deles)QUE DEUS ME PERDOE ,MAIS É REVOLTANTE !

    Responder
  16. MARAIA CECILIA
    20 de janeiro de 2011

    É repugnante, vergonhoso, ofensivo. O Ministro Mantega disse que vetaria se alguem propusesse um aumento maior do salário mínimo. Por qeue ele não vetou essa vergonha, esse disparate? Porque é conveniente pra ele e os demais que têm o rabo preso. Eles ganham muito mais que isso pois não pagam nada, é tudo por conta do pobre contribuinte assalariado. E para os aposentados? o Lula deu 7,..% e quase vetou.Lógico ele não sabe o que é viver de aposentadoria. Agora ele sabe… com + de R$ 11.000,00/mes. Quem te viu quem te ve. Ele ficou rico nesses 8 anos, como será??

    Responder
  17. wender
    20 de janeiro de 2011

    não temos o que falar sobre esse aumento dos filhos de uma mãe,e um abuso a sociedade brasileira, realmente sinto vergonha desses marginais de colarinho branco, porque não ajustam o salário deles de acordo com a porcentagem que subiu o salário mínimo ?

    Responder
  18. Marcia Andriolo
    20 de janeiro de 2011

    É para sermos representados que eles são eleitos. O PSTU nesta situação está honrrando o voto de confiança que a eles demos.
    Será que no RS teremos algum representante com esse valor, afinal aqui os deputados estaduais se deram um aumento SUPERIOR a 70%.
    O que eles estão fazendo, tanto em nível estadual como federal,(legislando em benefício próprio) “não é um ato parlamentar e sim PARA LAMENTAR”, como disse o Bispo ao recusar a comenda no senado.

    Responder
  19. Cristiano Antonio Lucas Rocha
    20 de janeiro de 2011

    Parabenizo o PSTU por ter entrado com esta ação, defedendo o verdadeiro direito da população. Estes politicos que aprovaram esse “roubo”, pois este aumento absurdo de sálario é contra tudo que o povo brasileiro realmente esta necessitando. O nosso Sálario minimo é realmente “minimo” e inves de defender os interesses da população estes politicos estão olhando para o próprios interesses. O PSTU esta corretissimo em mover esta ação. Obrigado!

    Responder
  20. Cristiano Antonio Lucas Rocha
    20 de janeiro de 2011

    Parabenizo o PSTU por defeder o verdadeiro interesse da população. Estes politicos que realizaram este “roubo”, pois um aumento de salário desta magnitude é completamente contrario ao interesse do povo brasileiro.O nosso salario minimo é realmente “minimo” e estes politicos estão apenas interessados nos seus próprios interesses. O PSTU está de fazendo o que a maioria do povo brasileiro queria buscar uma solução para essa falta de carater destes politicos que para mim muitos deles são apenas uma cambada de ladrões.
    Muito obrigado PSTU

    Responder
  21. Anderson Clay
    21 de janeiro de 2011

    Sinceramente!!!!!!
    Acho uma barbaria este reajuste. Políticos aprovando o seu próprio salário, que absurdo, até onde iremos deste jeito. Este ano é este salário e o próximo quanto será?
    O salário mínimo uma vergonha, no entanto o salário deles eu considero um luxo, para quem mais fica sentado do que trabalha.

    Responder
  22. léia bonifacio
    21 de janeiro de 2011

    estou parabenizando o partido por ter a coragem de por meio de canal de tv possa expressar a vontade de milhares de brasileiros em dizer a DILMA a vergonda do salario dos parlamentares e o salario minimo uma esmola sendo que se elegeu as custas de cidadões que nela acreditaram que poderia ter uma vida digna obrigada

    Responder
  23. lucia maria de jesus
    21 de janeiro de 2011

    eu concordo plenamente com o partido PSTU,este pais é uma vergonha os deputados naum faz nada pelo o povoe ganha rios de dinheiro,emquantos nós aousentados ganhamos ,uma esmola, o salario minímo é uma vergonha,e sem lula agora vai ser pior ainda.esse deputados naum tem vergonha na cara,tbem no congresso els fazem o que bem entende,naum tem nimguem para impedir.

    Responder
  24. MARCOS
    21 de janeiro de 2011

    parabens, por tanta coragem e amor ao proximo. Vamos dificultar para estes corruptos.

    Responder
  25. Luciana Maria Sehn
    21 de janeiro de 2011

    Parebéns PSTU!!!!! Finalmente alguém falou alguma coisa sobre esse ABSURDOOO. Será que ainda dá tempo de revertê-lo? Espero que sim! Agora só voto em vocês. Não aguento mais essa corjaa.

    Responder
  26. DELZIRA DA SILVA BARATA
    21 de janeiro de 2011

    PARABENS ACHEI ALGUEM QUE TIROU TODAS AS PALAVRAS QUE ESTAVAM NA MINHA GARGANTA, EU ESTAVA ITALADA, COM ESSE POLITICOS,PILANTRAS, SAFADOS, LADROES, E CARA DE PAU, A PRESIDENTE AINDA NEM FEZ NADA JA ENTRO COM SALARIO NOVO,AGENTE TRABALHA TANTO E RECEBE UM AUMENTO DE 30,00 É UMA BRICADEIRA COM O POVO.EU QUERO CONVIDAR A DILMA PRA VIR PASSAR UM MES NA MINHA CASA,COM 540,00.VEM DILMINHA VEM.

    Responder
  27. POLIANA MESQUITA
    21 de janeiro de 2011

    É vergonhoso perceber que os politícos aos quais elegemos ano após ano só estão preocupados com o próprio bolso, e nós enquanto sociedade temos que colocar um pasta nesse absurdo.Pois quando se trata de melhorias para o funcionalismo público, o aumento é um miséria, gostaria que eles tentassem viver com um salário de professor!!!!! é uma vergonha!!!!

    Responder
  28. Maria Datagna
    21 de janeiro de 2011

    ola vc estao de parabens, porque nao e justo os bichoes ganharem um ajuste de salario desses e nos pobres e que sofremos com isso, eles deveriam ter mais um pouco de conciencia com isso sabendo o nosso Brasil esta em uma situacao ruim enves deles estarem pensando como dar uma ajuda a toda populacao que neste momento esta passando por monemtos deficeis nao estao pensando em reajuste…mas esta certo tudo que sobe desse…

    Responder
  29. Jorge
    21 de janeiro de 2011

    Se capital do Brasil fosse no Rio não haveria esse exculaxo!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  30. Jacqueline Andrade
    26 de janeiro de 2011

    Gostei muito do assunto abordado pelo PSTU na propagando eleitoral, ese disparate acaba com a moral e a vontade de lutar de qualque brasileiro. Gostaria de saber sobre o final dessa histório. Se vão reajustar o salário mínimo proporcionalmente ao aumento deles ou vão desistir desse aumento! Abraço!

    Responder
  31. Jacqueline Andrade
    26 de janeiro de 2011

    Gostei muito do assunto abordado pelo PSTU na propagando eleitoral, ese disparate acaba com a moral e a vontade de lutar de qualque brasileiro. Gostaria de saber sobre o final dessa história. Se vão reajustar o salário mínimo proporcionalmente ao aumento deles ou vão desistir desse aumento!Grande Abraço!

    Responder
  32. Claudinei Ignacio
    28 de janeiro de 2011

    Achei a atitude do pstu bem democratica porque quando se fala de reajute do salario minimo eles fala que vai quebra o Brasil porque o deles pode.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*