• Visualizações 5354

FHC desafia Lula a debater “cara a cara”

Em discurso aos militantes do PSDB, o ex-presidente defendeu suas gestões no Palácio do Planalto – cenas que devem ir ao horário eleitoral.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, desafiou na quinta-feira, dia 14, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um debate “cara a cara” após o fim das eleições.

Diante de centenas de militantes do PSDB, em um hotel na zona norte da capital paulista, FHC pediu a Lula que, quando “perder o monopólio da verdade”, vá ao instituto que leva seu nome, em São Paulo, para debater. “Presidente Lula, quando acabar as eleições, quando você puser o pijama, será bem recebido. Venha ao meu instituto, vamos conversar, cara a cara”, bradou, em discurso.

O ex-presidente, dizendo-se alvo de mentiras, passou a defender suas gestões na Presidência (1994–2002). As cenas, gravadas por uma equipe da campanha do presidenciável tucano José Serra – que não esteve no evento –, devem ir ao horário eleitoral.

“Estou calado há muitos anos ouvindo. Agora quando o presidente Lula vier, como deve vir, como todo presidente democrata eleito, perder a pompa toda, perder o monopólio da verdade, está desafiado a conversar comigo em qualquer lugar do Brasil”, disse FHC.

“Não é para conversar para dizer o que eu fiz, o que ele fez. Isso o povo vai julgar. É para ter firmeza, olhando cara a cara, um ao outro, e ver se um é capaz de dizer ao outro as coisas que diz”, continuou o ex-presidente.

ASSUNTOS – Como exemplo dos pontos que abordaria no debate com Lula, FHC citou o Plano Real, principal bandeira tucana, e disse que questionaria o petista sobre as responsabilidades pela estabilização econômica do país.

“Quero ver o presidente Lula, que votou contra o Real, que fez o PT votar contra o Real, dizer que estabilizou o Brasil. Ele não precisa disso. Ele fez coisas boas que eu reconheço. Ele agiu bem na crise atual, financeira. Para que, meu Deus, ser tão mesquinho? É isso que quero perguntar a ele: ‘Lula, por que isso, rapaz?’”, bradou.

Aos militantes tucanos, o ex-presidente apostou na veemência para que seu nome, antes escondido nas campanhas, passe a ser defendido abertamente.

“Eu não tenho do que me arrepender. Eu mudei o Brasil. Eu nunca disse isso. Agora, oito anos depois do governo Lula (digo que) eu mudei o Brasil. Não mudei sozinho, mas com o povo brasileiro, com uma equipe de gente competente, com outros partidos. Tudo o que foi inovador foi plantado naquele período. Chega de ficar calado”, afirmou FHC.

Privatizações

O ex-presidente elevou o tom e pediu “respeito” ao rebater nota divulgada ontem pelo presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, que o acusou de preparar a estatal para a privatização.

“Quem é esse Gabrielli pra falar isso pra mim, meu Deus? Eu mandei uma carta ao Senado para dizer que não privatizaria a Petrobrás. Eu perdi uma cátedra porque eu defendi a Petrobrás e fui processado”, anotou FHC.

De acordo com FHC, a “politicalha” voltou avançar sobre a estatal após sua saída do governo. “Por isso, perdeu já 20% do valor de mercado sob a batuta dessa gente. O mercado, assim chamado, percebeu agora – custou – que tem ingerência política”, anotou.

Ao final do discurso, o ex-presidente lembrou ainda a queda da ex-ministra chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, acuada por denúncias de lobby no Planalto. “Não queremos um Brasil de preguiçosos, não queremos um Brasil de amigos do rei. Nós não queremos um Brasil de companheiras tipo Erenice”, anotou FHC, que pediu “apoio total” à candidatura de Serra.

Informações de Estadão

FOTO: reprodução / ABr

Compartilhar

Eleições 2010: Segundo debate entre Dilma e Serra é neste domingo

Avançar »

Eleições 2010: Marina Silva não declara em quem votará no segundo turno

11 comentários

  1. Carlos
    15 de outubro de 2010

    Uia !!! =X

    Responder
  2. karina
    16 de outubro de 2010

    Mas è muinto falso esse FHC o povo brasileiro nâo è burro, primeiro as ratazanas fazem o serviço sujo depois vem ele claro a grana que ele ganhou com as privatizaçôes deu para fundar um instituto para mentir para as pessoas porque tu nâo diz que no teus oito anos voçê conseguia facinho multiplicar os pobres e matar eles de fome agora queres eleger teu parceiro de privatização.
    aè ele vai continuar teu serviço,
    uma meta dele vai ser fazer puxadinho para os pobres e botar na gaveta esse MINHA CASA MINHA VIDA que da casa decente a tanto pobres.
    e dele puxadinho.

    Responder
  3. Laudemir
    16 de outubro de 2010

    …”Toda as minhas comsiderações, meu Presidente..” O Brasil nunca vai ter um presidente a sua altura.

    Responder
  4. MARCELO HENRRIQUE
    16 de outubro de 2010

    O POVO QUE ACREDITA QUE O JOSÉ SERRA VAI SER IGUAL AO FERNANDO HENRRIQUE, SO PODE SER LOUCO.SO PORQUE AMBOS PERTENCEM AO MEMSO PARTIDO ISSO NÃO SIGNIFICA NADA.AFINAL QUEM FOI O CRIADOR DOS GENÉRICOS, DO BOLSA ALIMENTAÇÃO, E DO SEGURO DESEMPREGO?

    Responder
  5. maria
    18 de outubro de 2010

    isso de criticar o governo do outro,já está muito ultrapassado,ninguem vive de iluzão,não precisam ficar trocando insultos pra impressionar as pessoas,todos já teem sua opnião formada a respeito dos candidatos, porque estamos todos de olhos bem abertos,em vez disso deveriam gastar seu tempo ajudando a melhorar o país, isso não é uma guerra de partidos e sim uma enorme responsabilidade para com o nosso país.

    Responder
  6. Carlos Jardel Martins Canabrava
    18 de outubro de 2010

    SEJA EM QUEM QUEIRA VOTAR, VOTE NAS PROPOSTAS, E NÃO EM UM MONTE DE MENTIRAS VEÍCULADAS PELA MÍDIA.

    A VERDADE SOBRE O SEGURO DESEMPREGO E O FAT

    – Serra não criou décimo terceiro salário nem o FAT, como diz em suas músicas. Uma mentira repetida várias vezes pode virar “verdade”, já ensinava Goebbels, o marqueteiro de Hitler.
    O autor do projeto de lei que criou o FAT foi o ex-deputado federal Jorge Uequed (PMDB-RS). O PL de número 991 foi apresentado em 11 de outubro de 1988. Já o projeto de José Serra sobre o tema foi apresentado sete meses depois, em 5 de maio de 1989, e recebeu o número 2250. Na sessão de 13 de dezembro de 1989, ele foi considerado prejudicado pelo plenário da Câmara dos Deputados devido à aprovação do projeto de Jorge Uequed.

    O seguro-desemprego foi criado em 1986, quando Sarney ocupava a presidência da República. Foi instituído junto com o Plano Cruzado pelo decreto-lei 2.284, de 10 de março de 1986. Passou a ser concedido aos trabalhadores após a sua regulamentação, que ocorreu 40 dias depois, pelo decreto 92.608, de 30 de abril do mesmo ano.

    CALÚNIAS SOBRE DILMA

    Caso você não saiba, o candidato José Serra está respondendo a um processo por calúnia e difamação. Segundo o tucano, Dilma é terrorista. Na verdade, na juventude, enfrentou corajosamente a ditadura militar (1964-1985). Combateu a censura, a tortura e os assassinatos políticos, em defesa da democracia e das liberdades de imprensa e de expressão, entre outros direitos suprimidos pelo golpe militar de 1964.
    Dilma nunca participou de qualquer ação armada. Presa e torturada, foi condenada a uma pena de dois anos e um mês de prisão, por subversão – numa época em que simplesmente resistir à ditadura era considerado subversão – e não por terrorismo.
    Um dos e-mails falsos e espalhados pelo submundo da política acusa Dilma de participação no ataque do grupo VPR ao Quartel-General do II Exército, em São Paulo, em 1968. A ação resultou na morte do soldado Mário Klosel Filho.
    Ocorre que Dilma jamais fez parte da VPR e, em1968, morava em Belo Horizonte, onde cursava a faculdade de Economia. Nem os próprios torturadores, nem o Exército ou os juízes militares acusaram Dilma de envolvimento na morte de Mário Klosel Filho ou em qualquer outro ato armado – quando seria muito fácil fazê-lo, caso fosse verdade.
    Mesmo assim, quatro décadas depois, em plena vigência do regime democrático, nossos adversários resolvem reescrever a história para chamar Dilma caluniosamente de “terrorista”.
    Outro e-mail calunioso traz uma ficha falsa de Dilma, para difamá-la. Ficha esta que, qualquer aluno de Photoshop consegue notar que é digitalmente forjada. Conheça os vários erros da ficha falsa:

    http://www.youtube.com/watch?v=oTrEqfWUw8Q&feature=player_embedded

    Agora, se você prefere acreditar que Dilma é terrorista e que Serra é honesto, depois não vai reclamar. Eu não voto em alguém capaz de apelar para tantas mentiras para ganhar uma eleição.

    Responder
  7. Carlos Jardel Martins Canabrava
    18 de outubro de 2010

    CANSEI! VOU VOTAR NO SERRA,
    A MÍDIA TEM RAZÃO

    Desculpem amigos, vou votar no Serra. Sabem porque?
    Cansei de ir ao supermercado e encontrá-lo cheio O alimento está barato demais.
    O salário dos pobres aumentou e qualquer um agora se mete a comprar carne, queijo, presunto, hambúrguer, iogurte, etc.

    Cansei dos bares e restaurantes lotados nos fins de semana. Se sobra algum, a gentalha toda vai para a noite

    Cansei dessa tranqueiragem.
    Nos aeroportos, no tempo do PSDB era uma tranquilidade. Pouca gente pra encher o saco… Pouca fila. Agora, um mundaréu de gente viajando, não tem avião que chega, uma gentalha da classe média viajando pro exterior, deslumbradas com a viagem, com o avião, com as aeromoças.
    Argh ! Não aguento isso. Ai que saudades daquele sossego bom para nós, gente seleta… fina… Nós os verdadeiros brasileiros.
    Imagine esses babacas chegando na Europa, a imagem ruim que vão deixar por lá. Estamos preocupados com a imagem do Brasil no exterior. Transformaram os aeroportos brasileiros numa verdadeira RODOVIARIA! Cheia de pobres viajando de avião! Misturando-se com gente de grife!
    Mas que merda!

    Cansei de ir ao Shopping e ver a pobreza comprando e desfilando com seus celulares. O governo reduziu os impostos para os computadores. A Internet virou coisa de qualquer um.
    Pode isso? Até o filho da manicure, do pedreiro, do catador de papel, agora navegam…

    Cansei dos estacionamentos sem vaga.
    Com essa coisa de venda a juros baixos e longos prazos, todo mundo tem carro; até a minha empregada tem! “É uma vergonha!”, como dizia o Boris Casoy. Com o Serra os congestionamentos vão acabar, porque como em S.Paulo, vai instalar postos de pedágio nas estradas brasileiras a cada 35 km e cobrar caro. Isso coloca um freio nessa classe média e nos pobres ainda mais.

    Cansei da moda banalizada.
    Agora, qualquer um pode botar uma confecção. Tem até crédito oferecido pelo governo. O que era exclusivo da Oscar Freire, agora, se vende até no camelô da 25 de Março e no Braz.
    Vergonha, vergonha, vergonha…

    Cansei de ir ao banco e ver aquela fila de idosos no Caixa Preferencial, todos trabalhando de office-boys.

    Cansei dessa coisa de biodiesel, de agricultura familiar.
    O caseiro do meu sítio agora virou “empreendedor” no Nordeste. Pode?

    Cansei dessa coisa assistencialista de Bolsa Família.
    Esse dinheiro poderia ser utilizado para abater a dívida dos empresários de comunicação (Globo, SBT, Band, RedeTV, CNT, Folha SP, Estadão, etc.). A coitada da “Veja” passando dificuldade e esse governo alimentando gabiru em Pernambuco.
    É o fim da picada.

    Cansei dessa história de PROUNI, que botou esses tipinhos, sem berço, na universidade.
    Até índio, agora, vira médico e advogado.
    É um desrespeito… Meus filhos, que foram bem criados, precisam conviver e competir com essa raça.

    Cansei dessa história de Luz para Todos.
    Os capiaus, agora, vão assistir TV até tarde. E, lógico, vão acordar ao meio-dia. Quem vai cuidar da lavoura do Brasil? Diga aí, seu Lula…

    Cansei dessa história de facilitar a construção e a compra da casa própria (73% da população, hoje, tem casa própria, segundo pesquisas recentes do IBGE).
    E os coitados que vivem de cobrar aluguéis? O que será deles?

    Cansei dessa palhaçada da desvalorização do dólar. Agora, qualquer um tem MP3, celular e câmera digital. Qualquer umazinha, aqui do prédio, vai passar férias no Exterior.

    Cansei…!

    Responder
  8. MARCELO HENRRIQUE
    18 de outubro de 2010

    UM POUCO MELHOR SOBRE O PSDB DE SERRA
    MUITAS PESSOAS SO OLHAM OS PONTOS NEGATIVOS DO PSDB , MAS NAO PERCEBEM QUE NAQUELE TEMPO ESSE PARTIDO ESTAVA NO COMANDO DE OUTRO PRESIDENTE. AGORA VAMOS VER SOMENTE OS PONTOS POSITIVOS: EM PRIMEIRO LUGAR, VAMOS AO PLANO REAL,SE NÃO FOSSE POR ELE A TÉ O LULA TALVEZ NÃO TERIA CONSEGUIDO OS BONS BENEFÍCIOS EM QUE O BRASIL HOJE SE ENCONTRA.EM SEGUDO LUGAR: O SEGURO DESEMPREGO SE NÃO FOSSE POR ELE, MUITOS TRABALHADORES QUANDO SÃO DEMITIDOS,PODIAM ESTAR EM UMA SITUAÇÃO DRAMÁTICA.EM TERCEIRO LUGAR: GENÉRICOS: QUANTAS VIDAS ESTE PROGRAMA SALVOU. NA REALIDADE, JOSÉ SERRA VAI GOVERNAR DE UMA FORMA DIFERENTE MAIS NÃO IGUAL AO FHC. POR ISSO É IMPORTANTE DIZER QUE NO DIA DA ELEIÇÃO COM A MÃO NO CORAÇÃO O VOTE EM SERRA O O FUTURO PRESIDENTE PARA GENTE DECENTE.45

    Responder
  9. MARCELO HENRRIQUE
    18 de outubro de 2010

    ANTES DE LER QUALQUER TIPO DE CARTA PRESTE BEM ATENÇAO NOS CANDIDATOS NAO DEIXE ESSES TEXTOS CONTRA O SERRA MUDAR SUA OPNIÃO

    Responder
  10. MARCELINHO VERDADE
    21 de outubro de 2010

    ””VERDADES E CONCLUSÕES”’

    ALGUM TEMPO ATRÁS, UM JOVEM COMO TANTOS OUTROS DE 21 ANOS, JÁ SONHAVA COM A POLÍTICA AO LADO DE JOÃO GOLART.
    MAS COM GOLPE MILITAR ESTE JOVEM TEVE QUE SE EXILAR NO CHILE EXERCENDO A PROFISSÃO DE PROFESSOR. LOGO DEPOIS VOLTA AO BRASIL E DE NOVO ENTRA NA POLÍTICA; E DEPOIS SOBE DE CARGO EM CARGO COMO: DEPUTADO SENADOR. ATE QUE UM DIA UM PRESIDENTE QUE TINHA TORNADO POPULAR POR CRIAR UM PLANO QUE VENCEU A INFLAÇÃO O CONVIDOU PARA SER MINISTRO DE SEU GOVERNO, DE PLANEJAMENTO E SAÚDE.
    EM 2002 ESSA PESSOA SE CANDIDATOU PELA PRIMEIRA VEZ A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, E EM UMA DISPUTA ACIRRADA NO SEGUNDO TURNO PERDE PARA CANDIDATO NORDESTINO LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. MAS NÃO DEIXOU SE ABATER E EM DOIS ANOS SE CANDIDATOU A PREFEITO DE SÃO PAULO E NAS ELEÇÕES DE 2006 A GOVERNADOR CONCORRENDO COM O CANDIDATO DO PT AULUISIO MERCADANTE E SAIU VITORIOSO. ATUALMENTE NO ANO DE 2010 ESSE HOMEM TORNOU A SE CANDIDATAR A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, INDO PARA O SEGUNDO TURNO COM A CANDIDATA DO PT DILMA RUSSEF. MAS SOFRE CONSTANTEMENTES ATAQUES DA TURMA DO CONTRA E ESTE FATO FAZ COM QUE O MESMO OBTENHA RESULTADOS NEGATIVOS NAS PESQUISAS APRESENTADAS POR VÁRIOS INSTITUTOS DO BRASIL. ATAQUES COMO:A PRIVATIZAÇÃO DO PRÉ-SAL REALACIONADA A PETROBRÁS. COMO ELE PODE FAZER ISSO SE DESDE JOVEM SEU MAIOR IDEAL FOI LUTAR PELO BEM DESTA EMPRESA????????OUTRO ATAQUE: A INFORMAÇÃO DE QUE ELE VAI FAVORECER SOMENTE A CLASSE ALTA, COMO PODE? ELE MESMO DIZ QUE VAI LUTAR EM PROL DOS IDEAIS DOS PEQUENOS AGRICULTORES???????E NÃO SE ESQUEÇA TAMBÉM DOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS CRIADOS POR ELE QUANDO EXERCIA O CARGO DE MINISTRO DA SAÚDE, ESPECIALMENTE PARA FAVORECER OS POBRES QUE NAO TINHA DINHEIRO PARA COMPRAR REMÉDIOS COM GRANDEC VALOR DE CUSTO. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TAMBÉM NÃO SE ESQUEÇA DO SEGURO DESEMPREGO QUE AJUDOU MUITAS PESSOAS NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS. INÚMEROS BENEFÍCOS ESSES QUE PODEM SER APMPLIADOS PARA TODAS AS REGIÕES DO BRASIL…….BASTA VC SE CONCIENTIZAR DO QUE É CERTO E QUE VAI SER MELHOR PARA O FUTURO DA NOSSA NAÇÃO,VC JA SABE DE QUEM FALO…….COM CERTEZA É DO NOSSO AMIGO CERRA QUE É UM HOMEM QUE TEM SONHOS DE SER PRESIDENTE E MELHORAR TODO PAÍS E DA MAIS ORGULHO AS PESSOAS POR SEREM CHAMADOS DE BRASILEIROS. POR ISSO NÃO SE ENGANE, SE VC QUISER CONTINUIDADE NÃO OLHE PARA O PASSADO MAS SIM O PRESENTE E O FUTURO NÃO IMPORTA SE É DE OUTRO PARTIDO NO DIA DA ELEIÇÃO VAMOS DE CABEÇA ERGUIDA E CORAÇÃO LEVE COM A ÚNICA CERTEZA DE QUE SERRA REALMETE É O MELHOR PARA A CONCRETIZAÇÃO DE UM TRABALHO SÓLIDO PARA O FUTURO DO PAÍS.

    Responder
  11. ademir machado
    4 de dezembro de 2010

    a dilma so ganhou,por causa dos passa fome dos nordestinos,e nos os brasileiros que estamos bancando as tal cesta basicas que o governo diz que da,da sim mais é com nosso dinheiro,ok

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*