• Visualizações 932

Eleições 2010: pesquisa aponta vitória de Dilma no 1º turno

Maioria dos eleitores – 71,8% – acredita que a candidata petista vencerá as eleições em outubro e 50,5% votarão nela; José Serra aparece com 26,4% das intenções de voto.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira, dia 14, mostra vitória da candidata Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno na disputa pela Presidência da República.

A petista recebeu 50,5% das intenções de votos na pesquisa estimulada, contra 26,4% para José Serra (PSDB) e 8,9% para Marina Silva (PV).

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os demais candidatos, incluindo Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), não atingiram 1% das intenções de votos. Os indecisos e votos nulos/brancos somam 12,6%.

Serra caiu em relação à última edição da pesquisa, divulgada no dia 24 de agosto. Na ocasião, o tucano tinha recebido 28,1% dos votos, enquanto Dilma, 46%. A petista cresceu quatro pontos percentuais, enquanto o tucano recuou dois pontos. Marina se manteve estável. No final de agosto, a candidata do PV havia recebido 8,1% das intenções de votos.

Na pesquisa espontânea, em que a lista de candidatos não é apresentada aos eleitores, Dilma também aparece em primeiro lugar com 44,3% das intenções de votos. Ela é seguida por Serra, com 23%, e Marina Silva, com 7,1%. Os demais candidatos também não somaram 1% dos votos.

Num eventual segundo turno, Dilma venceria com 55,5% contra 32,9% de Serra. Nulos, brancos e indecisos somariam 11,6%.

Marina é a candidata com o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis líderes na pesquisa. No total, 45% dos eleitores afirmaram que não votariam na candidata do PV. Em seguida aparece Serra, com rejeição de 41,3%. Dilma aparece com a candidata com menor rejeição: 29,4%.

A pesquisa CNT/Sensus também mostra que 71,8% dos eleitores acreditam que Dilma vai ganhar as eleições de outubro, enquanto 16,1% apostam na vitória de Serra. Outros 1,8% dos eleitores acreditam na vitória de Marina. Os demais candidatos foram lembrados por menos de 1% da população.

O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, com 2.000 pessoas em 136 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral – TSE sob o número 29.517/2010.

Informações de Folha.com

FOTO: José Cruz / ABr

Compartilhar

Eleições 2010: Fim da verticalização diversifica as alianças partidárias

Avançar »

Caso Erenice: Entenda as denúncias contra a ministra-chefe da Casa Civil

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*