• Visualizações 661

Eleições 2010: Presidenciáveis participam de debate

Dilma Rousseff não compareceu ao programa, citando problemas de agenda como justificativa para sua ausência; temas abordados foram variados.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Os candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) participaram na noite de quarta-feira, dia 08, em São Paulo, de debate promovido pelo grupo Estado e pela TV Gazeta.

Dilma Rousseff (PT) não compareceu ao programa e citou problemas de agenda para justificar a ausência. Conforme regras do debate, a bancada com o nome da candidata ficou vazia.

O programa teve cinco blocos. No primeiro, candidatos responderam a uma mesma pergunta da produção e a questões de jornalistas sobre temas definidos anteriormente com as campanhas. No segundo bloco, candidatos fizeram perguntas entre si.

No terceiro bloco, candidatos voltaram a responder a perguntas dos jornalistas sobre temas pré-definidos. A quarta parte retomou as perguntas entre candidatos. No último segmento, os candidatos tiveram dois minutos cada um para considerações finais.

Quando Dilma era sorteada para perguntar ou responder, o outro concorrente escolhido tinha 1 minuto e meio para discorrer sobre tema de seu interesse.

ASSUNTOS – O debate, de uma hora e meia de duração, abordou os seguintes temas: erros na vida pública, portos, cobrança de anuidade em universidades públicas, segurança de dados públicos, ausência de Dilma, Código Florestal, desenvolvimento e ambiente, educação, desempenho em pesquisas, segurança, saneamento e estratégias de propaganda na TV.

Polêmicas

Marina questionou Serra sobre a proposta de um novo Código Ambiental em tramitação no Congresso, afirmando que as bancadas do PT e do PSDB têm se posicionado a favor das mudanças criticadas por ambientalistas. “Todos os ambientalistas podem contar comigo na defesa da floresta”, respondeu o tucano.

Plínio alfinetou o candidato do PSDB ao questioná-lo sobre “esconder o FHC e mostrar o Lula em seu programa [na TV]”. “Eu não escondi o Fernando Henrique, somos muito amigos, trabalhei com ele, tenho muito orgulho. […] Lula é presidente da República e passou pelo meu programa para citar um fato, não teve nada de especial neste sentido”, disse Serra.

O episódio da quebra de sigilos na Receita Federal foi mencionado por Marina e Serra. A candidata do PV disse que, caso eleita, tomará “todas as providências para que esse tipo de desmando não aconteça”. Serra afirmou que “o PT da candidata Dilma tem estado por trás desses vazamentos”.

Por várias ocasiões, candidatos criticaram Dilma por não participar do debate. Plínio disse que a ausência é um “desrespeito”. Serra afirmou que a campanha do PT usa a “estratégia da caixa preta” ao “esconder idéias, passado, propostas e até debate”. Para Marina, a petista “não respeitou a nossa presença”. O tucano também usou pergunta a Plínio para tratar do tema, e o socialista utilizava tempo livre para ataques à petista.

Informações de portal G1

FOTO: Robson Fernandjes / AE

Compartilhar

Eleições 2010: Dilma dispara, vai a 56% e cresce chance de vitória no 1º turno

Avançar »

Eleições 2010: Revista britânica analisa política do Brasil e dá vitória para Dilma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*