• Visualizações 610

Eleições 2010: Empate entre eleitores gaúchos faz Dilma reforçar campanha no Estado

Candidata petista à presidência da República volta ao Rio Grande do Sul para cumprir rápida agenda com lideranças políticas que a apóiam.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, volta ao Rio Grande do Sul na próxima sexta-feira, 13, para uma agenda rápida, mas que promete movimentar a campanha no Estado.

Dilma vai dar prioridade a contatos com lideranças políticas que apóiam sua candidatura, de diferentes partidos. Pela manhã, participa de um café com prefeitos, vices e vereadores, na sede da Associação Médica do RS – Amrigs. No início da tarde, vai à sede estadual do PDT, para um ato exclusivo do partido (o PDT está coligado ao PMDB, principal adversário do PT na eleição estadual, mas é aliado do PT no pleito presidencial), que promete transformar a sede em um comitê de campanha da ex-ministra. Às 16h embarca para São Paulo.

A deferência a lideranças políticas municipais e ao PDT (que ela ajudou a fundar no Rio Grande do Sul e do qual saiu em 2001) acontece uma semana depois de a pesquisa Ibope com as intenções de voto dos gaúchos ter apontado empate técnico entre Dilma e o candidato do PSDB à presidência, José Serra, no RS, mas com Dilma à frente.

Ela tem 42% e Serra 40% e os petistas gaúchos estão considerando que há uma virada não apenas porque no levantamento do Ibope divulgado no início de julho Serra tinha 46% e Dilma 37%, mas porque a pesquisa de agosto é a primeira entre as já realizadas na qual ela aparece na dianteira.

Já o Ibope avalia o crescimento da petista e a queda de Serra como um movimento natural, pelo fato de Dilma antes ser menos conhecida do eleitorado, e informa que ainda é cedo para afirmar se a tendência vai se manter. Segundo a diretora executiva do Ibope, Márcia Cavallari, o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV tem peso considerável e por isso são as pesquisas a serem divulgadas no final de agosto e início de setembro que mostrarão se o empate permanecerá ou se um dos candidatos terá a preferência dos gaúchos.

Informações de O Dia

FOTO: reprodução / José Cruz-ABr

Compartilhar

Eleições 2010: Para Lula, Dilma deve vencer no primeiro turno das eleições

Avançar »

Eleições 2010: Na ACI, Fogaça defende modelo baseado na qualidade e produtividade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*