• Visualizações 360

Governo repassou 238% a mais em recursos em 2010

Na comparação com os primeiros sete meses de 2009, foram 5,7 bilhões de reais em investimentos enviados aos municípios no mesmo período deste ano.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

De acordo com dados do Sistema Integrado de Administração Financeira – Siafi, a diferença de investimento de recursos da União aos municípios nos primeiros sete meses deste ano foi de 238% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o jornal O Globo, enquanto em 2009 o empenho de verba – considerada a primeira etapa para realização de uma obra financiada pelo governo federal -,  foi de 2,4 bilhões de reais, este ano 8,1 bilhões de reais já foram repassados do Orçamento da União aos governos municipais.

Como o anúncio de envio de recursos a municípios e estados pode favorecer governantes que tentam a reeleição ou apóiam outros candidatos, a Justiça Eleitoral limita esses repasses a até três meses antes das eleições. Nos meses anteriores, porém, não há qualquer tipo de restrição.

Os ministérios do Esporte e do Turismo são os que tiveram o maior aumento de repasses neste ano, especialmente entre junho e julho. No primeiro, a diferença de investimentos foi de 4.563% – 375,4 milhões de reais em 2010 ante oito milhões de reais em 2009.

De acordo com a pasta, 94% desse total são recursos previstos em emendas parlamentares. Já no do Turismo, o acréscimo foi de 3.349%. Os recursos passaram de 33,7 milhões de reais nos primeiros sete meses de 2009 para 1,161 bilhão de reais no mesmo período deste ano.

Informações de Veja

FOTO: ilustrativa / caixafinanciamento

Compartilhar

Serra: “Pobre no Brasil paga o dobro de impostos que o rico”

Avançar »

Correios disponibilizam “Espaço do Candidato”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*