• Visualizações 942

Prefeito Zimmermann pede ao ministro das Cidades nova estação do metrô

Para o prefeito hamburguense, o projeto de extensão do trem está desatualizad e se fosse feito hoje, contemplaria uma nova estação no bairro industrial de Novo Hamburgo, beneficiando grande número de pessoas

Da Redação redacao@novohamburgo.org

Uma nova estação de metrô para Novo Hamburgo, projetos de moradia popular e obras para evitar alagamentos na bacia do Arroio Luiz Rau.

Esses foram os assuntos tratados pelo prefeito Tarcísio Zimmermann e pelo secretário Geral de Governo e Relações Comunitárias, Luis Lauermann, em reunião com o ministro das Cidades, Márcio Fortes. O encontro ocorreu nesta terça-feira, dia 2 de março, na sede da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S/A (Trensurb), na Capital.

O presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha, também esteve presente na atividade. A reunião antecedeu o almoço de comemorações dos 25 anos da Trensurb e serviu para o prefeito apresentasse solicitações de melhorias na cidade.

Para Zimmernann, a primeira proposta é incluir no atual projeto de ampliação da Linha 1 do metrô, uma nova estação de embarque e desembarque, construída no bairro Industrial, beneficiando grande parcela da comunidade hamburguense. Tarcísio alega, e tem apoio do presidente da Trensurb, que o projeto atual foi feito há muitos anos atrás, e se fosse refeito hoje, já contemplaria uma nova estação.

“A construção da nova estação agora se justifica pelo tempo em que o projeto não foi atualizado e por ser mais fácil e barata do que se for feita depois de toda a obra pronta”, argumenta o prefeito. Segundo Fortes, é necessário um estudo para que um possível aditivo no contrato da ampliação possa contemplar essa proposta.

Outra iniciativa do chefe do Executivo hamburguense é incluir, também nas obras de ampliação do metrô, um trabalho de drenagem e aprofundamento do Arroio Luiz Rau, principalmente nas áreas próximas da Rodoviária Normélio Stabel e Fenac, que frequentemente sofrem com inundações. Fortes ponderou que essa possibilidade pode ser contemplada pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC-2). Ele  também sugeriu que Tarcísio fizesse o pedido para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Por fim, a reunião também serviu para que Tarcísio apresentasse uma proposta na área da Habitação. O Município já tem encaminhados projetos junto ao Programa de Atendimento Habitacional através do Poder Público – o  Pró-Moradia. Esta, segundo o prefeito será uma das maiores iniciativas do Executivo na área.

Compartilhar

Novo Hamburgo: Prefeitura presta contas em audiência na Câmara de Vereadores

Avançar »

Votação sobre parecer de impeachment de Arruda ocorre nesta quinta-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*