• Visualizações 578

Dilma Rousseff chega a NY para participar da Assembleia-geral da ONU

Presidente defenderá em discurso regras contra espionagem internacional. Ela terá ainda encontro com empresários sobre investimentos no Brasil.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A presidente Dilma Rousseff chegou por volta das 7 horas desta segunda-feira, dia 23, a Nova York para participar da Assembleia-Geral das Nações Unidas, onde irá fazer discurso nesta terça contra a espionagem norte-americana no Brasil.

Ela passa o dia sem compromissos oficiais e deve finalizar o texto da declaração que fará na abertura do evento.

Por tradição, o presidente do Brasil sempre faz o discurso inicial da Assembleia-Geral. Esta será a terceira participação de Dilma na Assembleia-Geral da ONU desde que tomou posse em janeiro 2011.

O evento, que tem sede nos Estados Unidos e reúne mais de 190 chefes de Estado, ocorre uma semana depois de a presidente cancelar viagem oficial que faria a Washington em Outubro para reuniões com o presidente norte-americano, Barack Obama.

A decisão foi tomada após o mal estar gerado com as denúncias de que a NSA, agencia de segurança norte-americana, espionou Dilma, seus assessores e também a Petrobras, segundo revelou o programa Fantástico.

Primeira chefe de Estado a discursar na Assembleia-Geral da ONU, a presidente deverá pedir que as ações de inteligência entre nações sejam regulamentadas pelo organismo internacional. Dilma quer a elaboração de normas específicas e limites a ações de espionagem.

A presidente deverá ainda fazer uma defesa do respeito à soberania dos países e à privacidade de correspondências na internet. A fala antecede o discurso de Barack Obama, que subirá à tribuna da Assembleia das Nações Unidas logo após Dilma.

Informações de G1

FOTO: reprodução / Roberto Stuckert Filho / PR

 

Compartilhar

Mais explosões e disparos ocorrem em shopping sitiado no Quênia

Avançar »

Grupo de terroristas afirma manter reféns vivos em shopping no Quênia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*