• Visualizações 527

PIB da China cresce 7,8% em 2012

Mesmo apresentando alta, desempenho chinês foi mais fraco que no ano anterior, que registrou um crescimento de 9,3%.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A economia chinesa, a segunda maior do mundo, cresceu 7,8% em 2012. Este é o menor resultado registrado desde 1999. Foi o que anunciou nesta sexta-feira, dia 18, a agência de notícias oficial do país, Xinhua.

O desempenho ficou bem abaixo do que o registrado em anos anteriores, como em 2011 (9,3%) e 2010 (10,4%). Porém, o índice permanece acima da alta fixada pelo regime comunista durante a Assembleia Popular, em março do ano passado, que é de 7,5%. Em 2012, o Produto Interno Bruno – PIB, do país chinês alcançou a marca de 8,28 trilhões de dólares.

Especialistas acreditam que o crescimento da China deva alcançar 8% ou mais neste ano. No entanto, é ressaltado que essa recuperação ainda é vulnerável. Além disso, o Banco Mundial reduziu nesta semana a previsão de crescimento do país em 2013, indo de 8,6% para 8,4%. Eles acreditam que os índices chineses podem sofrer um contratempo se não reduzirem o alto nível de investimentos já praticados ou se o comércio global enfraquecer.

Causas e mudanças

Um dos motivos dessa queda foi a redução da economia, que ocorreu em grande parte devido aos controles do governo para esfriar um “boom” imobiliário e à inflação crescente alimentada pelo enorme estímulo de Pequim em resposta à crise de 2008. A queda piorou no momento em que a demanda global por exportações chinesas despencou inesperadamente, aumentando o risco de desemprego.

Em novembro de 2012, teve início uma mudança no cenário político da China. O Comitê Central do Partido Comunista do país nomeou Xi Jinping como o secretário-geral da formação e o “número um” da nova lista de sete membros do Comitê Permanente, principal órgão da agremiação, anunciou a agência Xinhua.

Informações de portal G1

FOTO: ilustrativa / sxc.hu

Compartilhar

EUA anunciam medidas para controlar a venda de armas

Avançar »

Barack Obama assume segundo mandato na presidência dos EUA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*