• Visualizações 547

Mais de 500 famílias são despejadas por dia na Espanha

Desde 2008, quase 400 mil execuções hipotecárias foram decididas pela Justiça. A inadimplência estimula a recessão na Espanha, um dos países mais atingidos pela crise econômica.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Por dia, 517 famílias são despejadas de suas casas por falta de pagamento do aluguel ou das prestações do financiamento imobiliário (hipoteca), segundo o Conselho Geral do Poder Judiciário na Espanha.

Apenas no primeiro trimestre deste ano 46.559 despejos foram registrados. Desde 2008, quase 400 mil execuções hipotecárias foram decididas pela Justiça. A inadimplência das famílias estimula a recessão na Espanha, um dos países mais atingidos pela crise econômica na zona do euro.

A avaliação é que os bancos espanhóis devam precisar de mais de 59 bilhões de euros para suportar o não pagamento das dívidas. Entidades da sociedade civil protestam contra a situação.

Ada Colau, ativista do direito à moradia e uma das fundadoras do movimento social Plataforma dos Afetados pela Hipoteca – PAH lembra que na época do “boomimobiliário”, o governo “facilitou o crédito de maneira irresponsável” e, agora, anuncia cortes em gastos com educação e saúde, no momento em que tenta capitalizar o sistema financeiro e evitar falência de bancos.

Entre 1997 e 2007, época de expansão econômica na Espanha e na Europa, construíram-se 390 mil moradias por ano no país, os preços dos imóveis aumentaram 200%. A PAH estima que o país termine 2012 com mais de 180 mil famílias despejadas.

Informações de Agência Brasil

FOTO:  Liana Aguiar / BBC 

Compartilhar

Brasil é o quarto país onde morreram mais jornalistas este ano

Avançar »

Facebook registra um bilhão de usuários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*