Agência internacional elogia política fiscal do governo brasileiro

A Standard & Poors também elevou a nota de dívida soberana de longo prazo, por conta de o país ter mostrado capacidade para lidar com a crise econômica global.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Nesta quinta-feira, dia 17, a agência de classificação de risco Standard & Poors elevou a nota de dívida soberana de longo prazo do Brasil de BBB para BBB. Isso tudo porque a agência acredita que o país mostrou capacidade para lidar com a deterioração da economia global.

“O governo de Dilma Rousseff vem demonstrando seu comprometimento em atingir as metas fiscais”, informou a agência através de comunicado. Para eles, a perspectiva do Brasil é estável. Por conta disso, a Standard & Poors subiu a nota e investiu no país.

Mas a elevação da nota acontece, em primeiro lugar, pela manutenção do superávit primário – a economia para pagar os juros da dívida pública – em cerca de 3% do Produto Interno Bruto – PIB. Portanto, isso permite uma flexibilidade maior da política monetária, abrindo espaço para a redução de juros e estimulando a economia em momentos de crise.

Também foi elevado o rating de longo prazo em moeda local – a dívida pública em reais – pela agência, passando de BBB+ para A-. Esse rating, concedido por empresas de classificação de risco, tem como objetivo certifica e avalia se o país cumpre ou não seus compromissos financeiros.

Através de um comunicado, o Ministério da Fazenda, informou que a melhoria da nota brasileira mostra o reconhecimento da política econômica do país, já que o mundo passa por uma crise global. “O anúncio da agência de rating evidencia o sucesso da gestão da economia brasileira em seu objetivo de fortalecer o país”, garante o comunicado.

Informações de Agência Brasil

FOTO: Ilustrativa

Compartilhar

Jovens protestam contra governo liderado por Mario Monti na Itália

Avançar »

Homem planejava ataque a bomba em Nova York e é preso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*