Terremoto de 6,8 graus atinge sul do Japão

Até agora, não houve alerta de tsunami nem registro de danos no local. Tremores e tsunamis são frequentes no país.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O Sul do Japão foi atingido nesta terça-feira, dia 08, por um terremoto de 6,8 graus na escala Ritcher. O tremor foi sentido às 0h59min, horário de Brasília, com epicentro no mar do arquipélago de Okinawa e com 220 km de profundidade, segundo a Agência Meteorológica do Japão. Porém, até agora não há registro de danos nem emissão de um alerta de tsunami.

Na escala japonesa fechada de 07, que se centra nas zonas afetadas mais que na intensidade do tremor, o sismo foi sentido com uma intensidade 04 em Okinawa. Em outras nove províncias meridionais do Japão o tremor foi sentido com uma intensidade entre 01 e 03 na escala japonesa, conforme o organismo meteorológico.

Terremotos são frequentes no país, pois o Japão está situado sobre o Anel de Fogo do Pacífico. Essa região tem elevada atividade sísmica, o que causa terremotos com frequência. Por isso existem estritas normas de construção para minimizar o impacto dos tremores. Em março deste ano, o país passou por um terremoto de nove graus na escala Richter.

Esse terremoto (foto) afetou o nordeste do país, provocando um tsunami devastado que deixou cerca de 20 mil mortos e desaparecidos.

Informações de Terra

FOTO: reprodução / AP

Compartilhar

Grécia antecipa eleições para fevereiro de 2012

Avançar »

ONU exportará programas brasileiros contra a fome para outros continentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*