Egípcios comemoram uma semana sem Mubarak

Esta sexta-feira, 18, está sendo exaltado como o ‘Dia da Vitória’ e milhares de pessoas foram para a Praça Tahrir festejar a transição política do país.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Nesta sexta-feira, 18, milhares de egípcios foram para a Praça Tahrir, no Cairo, festejar o “Dia da Vitória”, após uma semana da renúncia do presidente Hosni Mubarak, que ficou 30 anos no governo autocrático.

Os mesmos grupos que protestaram desde 25 de janeiro, onde ocorreram confrontos violentos com a polícia e 365 pessoas foram mortas, organizaram a comemoração. Eles planejam levar um milhão de pessoas às ruas.

Porém, a manifestação desta sexta-feira é em clima festivo e pacífico. Lojas vendiam bandeiras e cartazes que louvavam o que os egípcios não duvidam em chamar de revolução.

Tanques do exército e cordão militar cercam a praça e checam a identidade dos manifestantes. Membros dos comitês populares compostos por manifestantes também ajudavam no controle de segurança.

MOMENTO DE TRANSIÇÃO – Após a renúncia de Mubarak, o Congresso foi dissolvido e o poder foi entregue a uma junta militar. A Constituição da era de Mubarak foi cancelada e os militares se comprometera, a fazer reformar constitucionais e construir o caminho para eleições democráticas em seis meses.

Grupos de oposição já se organizam para as eleições e cobram a libertação de presos políticos e remoção do estado de emergência.

BENS DO EX-PRESIDENTE – Cerca de 450 mil pessoas participaram de um abaixo-assinado, lançado no início da semana na internet, pela ONG Avaaz, para pedir aos países do G20 o congelamento dos “bilhões de dólares” do presidente egípcio deposto Hosni Mubarak, que estariam depositados em seus bancos.

Informações G1

Compartilhar

Protestos deixam mortos na Líbia e no Bahrein

Avançar »

Ministro brasileiro descarta sanções aos países alvo de protestos na África e no Oriente Médio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*