Índia e Brasil estão na mira da Wikipedia

Diretora-executiva do site define a Índia como foco estratégico para continuar operando como empresa que não visa ao lucro.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Com o amadurecimento dos mercados ocidentais, o alvo da enciclopédia eletrônica Wikipedia agora é a Índia e possivelmente o Brasil, para atingir sua meta de 1 bilhão de usuários.

A afirmação é da diretora-executiva do site, Sue Gardner. A enciclopédia online, com sede em São Francisco, nos Estados Unidos, completa dez anos no próximo sábado, dia 15, e promete atingir seu objetivo nos próximos cinco anos, ao mesmo tempo mantendo seu status de organização não lucrativa.

A Wikipedia diz contar com 410 milhões de usuários individuais por mês – quinto maior número do mundo – gerando inveja entre companhias do Vale do Silício, região considerada pólo de empresas de tecnologia, que visam ao lucro e buscam os mesmos números.

“Ainda deixamos muitos no Vale do Silício perplexos, porque olham para nós e vêem um enorme potencial de monetização, só porque tudo para eles se resume a monetização”.

Por enquanto, os objetivos da Wikipedia são continuar operando com um orçamento anual de cerca de R$ 33,5 milhões, arrecadados em grande parte por meio de doações, e conseguir mais leitores.

Escritório na Índia é foco estratégico

Neste ano, o site abre seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos, na Índia, onde a Wikipedia espera aumentar seus leitores e artigos, tanto em inglês como nas diversas outras línguas faladas no país, segundo a executiva. Cerca de 316 eventos vão celebrar o décimo aniversário da enciclopédia em 104 países.

“Nosso principal foco estratégico é a Índia e outros países em desenvolvimento. Milhares de pessoas estão ganhando acesso à internet, a maioria através do celular, mas muitos também com os tradicionais PCs. O Brasil é provavelmente o próximo.”

O site conta com cerca de 100 mil contribuidores habituais, que trabalham de graça para escrever e atualizar artigos em 270 línguas, além do público em geral. A Wikipedia tem cerca de 17 milhões de artigos em inglês, e diariamente são publicados 1.100 novos registros.

Informações de portal R7

FOTO: reprodução

Compartilhar

Primeiro ranking da Fifa em 2011 mantém Espanha no topo

Avançar »

Tragédia no Rio: ONU “bate na tecla” do planejamento e compara Brasil com Austrália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*