• Visualizações 947

Eleições 2010: Vitória de Dilma repercute na imprensa internacional

Páginas dos veículos de comunicação na Internet destacam nesta segunda-feira a primeira mulher eleita presidente do Brasil.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O dia seguinte ao segundo turno das Eleições 2010 é de festa para o Partido dos Trabalhadores. Afinal, acaba de garantir mais quatro anos no poder.

Leia Mais

Dilma Rousseff vence José Serra e será a primeira mulher a governar o Brasil

E não é só no Brasil que a histórica na disputa presidencial causa alvoroço. Dilma Rousseff (PT) será a primeira mulher a comandar um dos países emergentes mais importantes do mundo e a imprensa internacional sabe disso. Repercute nas páginas dos principais veículos de comunicação na Internet a vitória da petista sobre José Serra (PSDB).

O Portal novohamburgo.org foi conferir e descobriu levantamento feito pela revista Veja com a imagem dos sites e informações sobre as matérias publicadas:

Vitória Dilma BBC

BBC News (Grã-Bretanha) – Intitulada “Rousseff ganha as eleições no Brasil”, a reportagem da rede britânica BBC mostra um perfil completo sobre a presidente eleita. A notícia destaca ainda o aumento na quantidade de mulheres que chegam ao poder em nações da América Latina, e questiona o que deverá ser um governo de continuidade após a saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Vitória Dilma Reuters

Reuters (Internacional) – A agência internacional inicia sua reportagem citando que Dilma Rousseff é uma ex-líder guerrilheira. Segundo o correspondente, ela ganhou a Presidência através da promessa de manter as políticas que tiraram milhões de pessoas da pobreza e que fizeram do Brasil uma das melhores economias do mundo. A notícia da Reuters ainda destaca que a petista nunca tinha disputado uma eleição.

Vitória Dilma Wall Street Journal

Wall Street Journal (Estados Unidos) – O jornal de economia norte-americano informa que a vitória de Dilma nestas eleições “foi selada pela prosperidade econômica e ampla popularidade de seu antecessor e mentor, o presidente Lula”. A reportagem ainda detalha o discurso da petista após sua vitória, dizendo que, “contendo as lágrimas, Dilma elogiou Lula e prometeu bater à sua porta quando necessário para obter conselhos”.

Vitória Dilma Clarin

Clarín (Argentina) – O jornal argentino destacou que Dilma votou “confiante” neste domingo e classificou a vitória da petista como “um grande triunfo”. A reportagem ainda relata que militantes do partido receberam a notícia “com gritos e ovação”. O períodico atribuiu a vitória de Dilma ao “popular presidente Lula, que se envolveu totalmente na campanha e que colocou à disposição da candidata seu prestígio e sua unidade política”.

Vitória Dilma El Mundo

El Mundo (Espanha) – O diário evidenciou o discurso de Dilma e intitulou a reportagem com a frase: “Saberei honrar o legado de Lula”. O periódico explica que, dez meses antes das eleições, o candidato tucano José Serra tinha ampla vantagem sobre Dilma, mas que o cenário se inverteu graças à popularidade de Lula. Ao final da reportagem, El Mundo cita a forte abstenção de votos registrada nesta eleição.

Vitória Dilma El Pais

El País (Espanha) – O jornal destaca em sua página de internet que Dilma é a herdeira política de Lula e informa que o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, enviou uma mensagem para a presidente eleita, sugerindo para que ambos países “sigam trabalhando para manter a magnífica relação”. Segundo El País, Zapatero desejou a Dilma “os melhores desejos de êxito” durante seu primeiro mandato de governo.

Vitória Dilma Diário de Notícias

Diário de Notícias (Portugal) – “Sim, a mulher pode”. É assim que está intitulada a matéria no jornal português, que destacou a trajetória de Dilma, desde o tempo em que foi guerrilheira até o momento em que se tornou a primeira presidente do Brasil. A reportagem ainda informa que Marina Silva, candidata do PV que conquistou 20 milhões de votos no primeiro turno, deu os parabéns à futura presidente e desejou a ela boa sorte.

Vitória Dilma New York Times

The New York Times (Estados Unidos) – O jornal norte-americano destacou que, ao escolher Dilma como presidente, o povo brasileiro votou em um governo de continuidade, tanto nas políticas econômicas como sociais criadas por Lula. De acordo com a reportagem, a petista eleita deverá assumir desafios que ainda afetam ao Brasil, assim como o combate aos problemas na educação, além de melhorias nas áreas de saúde e saneamento básico.

Vitória Dilma CNN

CNN (Estados Unidos) – A rede norte-americana destacou no título da reportagem a promessa de Dilma, classificada como braço direito do presidente Lula, de erradicar a pobreza no Brasil até o fim de seu mandato. A CNN ainda elogia o método de votação no Brasil e cita o teste da identificação biométrica feito nesta eleição pela Justiça Eleitoral.

Informações de Veja.com

FOTOS: reprodução

Compartilhar

Chegam ao fim as greves na França

Avançar »

Californianos não aprovam descriminalização da maconha

3 comentários

  1. 1 de novembro de 2010

    O mundo aos pés da mineira Dilma.

    Responder
  2. Luiz Roberto
    1 de novembro de 2010

    Não adiantou as calunias,mentiras pré-conceitos contra a mulher inclusive e principalmente desta revista,Dilma venceu e o Brasil continuara no rumo certo.

    Responder
  3. Luiz Roberto
    1 de novembro de 2010

    Digo,da revista veja.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*