• Visualizações 1608

Mineiros podem ter alta do hospital

Diretor de Hospital em Copiapó diz que quase todos mineiros estão em bom estado de saúde e dois ou três já devem receber alta do hospital.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Os 33 mineiros que ficaram 69 dias presos na mina San José estão bem de saúde, de acordo com a avaliação do ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich.

Leia Mais

Dinheiro arrecadado em entrevistas será partilhado entre os mineiros chilenos

Final feliz no Chile: Líder dos mineiros conta detalhes do confinamento

O subdiretor do hospital onde os trabalhadores estão internados, em Copiapó, norte do Chile, Jorge Montes, afirmou que a maioria dos mineiros se comportou bem do ponto de vista médico. O drama dos mineiros chegou ao fim na noite de quarta-feira, quando Luis Urzúa, o último dos 33, chegou à superfície.

Para Montes, pelas condições de saúde apresentadas, dois ou três mineiros devem deixar o hospital antes das 48h recomendadas, saindo ainda nesta quinta-feira. Entre os mineiros que apresentaram algum problema de saúde está o mais velhos dos trabalhadores, Mario Gómez, 63 anos, que está com pneumonia e silicose, uma doença respiratória comum entre os mineiros. O segundo a ser retirado da mina, Mario Sepúlveda, também está com silicose.

Outro mineiro está com problema oftalmológico não especificado pelo hospital. Montes alegou que alguns dos demais sofrem de pequenas complicações, mas nenhuma preocupante.Vários dos operários precisam de tratamentos dentários. Alguns foram submetidos a cirurgia dental na própria quarta-feira e outros seguem em tratamento.

O subdiretor do hospital afirmou ainda, que os mineiros se acostumaram bem a luz natural e dormiram bem, superando o estresse do episódio de forma notável. Montes declarou  que a equipe médica do hospital considerou surpreendente a condição de saúde em que encontravam os mineiros.

Com informações IG

FOTO: reprodução / IG – AP

Compartilhar

Especialistas apontam possíveis dificuldades na conferência climática em Cancún

Avançar »

Acampamento Esperança abrigou 1.500 jornalistas no Chile

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical