• Visualizações 3253

Chile: Resgate de mineiros soterrados deve começar nesta quarta-feira

Equipes que trabalham na operação concluíram nesta segunda-feira revestimento do túnel pelo qual mineiros serão içados.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A novela envolvendo 33 mineiros presos a 700 metros de profundidade há 68 dias no Chile está perto de terminar com final feliz.

De acordo com informações da CNN, as equipes que trabalham no resgate concluíram nesta segunda-feira, dia 11, o revestimento do duto por onde o grupo será içado. Iniciaram, então, a instalação da grua e da cápsula que serão usadas na operação.

Em meio a grande expectativa, os mineiros devem começar a sair, um a um, a partir desta quarta, 13, se tudo sair como previsto. Em pleno deserto do Atacama, o acampamento Esperança, onde as famílias se instalaram para acompanhar as operações de escavação e resgate, já se prepara para o grande dia.

O ministro da Mineração, Laurence Golborne, que coordena as operações, tornou-se, além de um dos políticos mais populares do Chile, amigo íntimo dos familiares. Em entrevista coletiva, disse acreditar que o resgate começará “por volta de quarta-feira”, mas advertiu que os prazos podem se estender ou acelerar dependendo de “alguns fatores imponderáveis”.

Após a instalação da grua, serão realizados testes com a cápsula no duto, antes que qualquer um dos 33 embarque de volta à superfície. Após inspecionar a via escavada com a ajuda de uma câmera de vídeo, os coordenadores da operação de resgate decidiram reforçar com tubos metálicos apenas sua parte superior – os primeiros 96 dos 622 metros. O duto tem em média 66 centímetros de diâmetro. Nas últimas horas antes de subir, eles deverão se preparar com atividades físicas cardiovasculares e uma dieta especial para evitar que sintam náuseas durante o trajeto.

ALEGRIA – O fim de semana foi de muita comemoração. No sábado, uma das três perfuradoras que tentavam simultaneamente chegar até o ponto onde estão os mineiros finalmente alcançou seu objetivo. Com isso, as autoridades puderam informar pela primeira vez uma data para a retirada dos mineiros. As famílias conversaram com eles durante o sábado e o domingo.

Informações de AFP

FOTO: reprodução / UOL Notícias

Compartilhar

Fórmula 1: Vettel vence no Japão e segue firme na busca pelo campeonato

Avançar »

Antecipado resgate de trabalhadores presos há 68 dias em mina no Chile

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical