• Visualizações 898

Mineiros soterrados no Chile podem ser resgatados neste fim de semana

Conforme o responsável pelas operações de perfuração, faltam 160 metros para chegar à galeria onde os homens estão presos desde agosto.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Engenheiros que trabalham no resgate dos 33 operários chilenos presos há dois meses na Mina de San Jose, a 700 metros de profundidade, esperam trazê-los de volta à superfície já no próximo fim de semana.

A primeira previsão era de que a libertação dos mineiros seria possível apenas em dezembro – quatro meses depois do acidente que os soterrou, em agosto. Conforme os trabalhos avançavam, as estimativas ficavam mais otimistas.

Na segunda-feira, dia 04, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, adiantou que o resgate ocorreria antes de sua viagem à Europa, prevista para o próximo dia 17. Segundo o responsável pelas operações de perfuração, Pedro Buttazzoni, falta pouco para chegar à galeria onde os homens estão presos: cerca de 160 metros.

Ele, que é diretor da companhia especializada chilena Geotec, disse que espera terminar a perfuração em três ou quatro dias. Contudo, a equipe de resgate ainda discute se será preciso cobrir o túnel com metal para retirar os mineiros, como havia sido planejado anteriormente.

Se isso for necessário, o processo pode levar mais alguns dias. “Já havia sido decidido que a cobertura de metal não seria necessária. É perfeitamente possível que os mineiros sejam resgatados no fim de semana”, destacou.

Informações de Veja

FOTO: reprodução / Abril

Compartilhar

“País está retornando à calma”, diz secretário da presidência do Equador

Avançar »

Lady Gaga pode chegar a um bilhão de acessos no YouTube nos próximos dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*