• Visualizações 895

China sedia conferência sobre clima e ONU manda recado: “Momento das decisões chegou”

Secretária executiva da Convenção para o Clima das Nações Unidas fez o alerta quase um ano depois da conferência de Copenhague, quando metas foram fixadas de maneira evasiva.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A principal autoridade da Organização das Nações Unidas – ONU para o clima, Christiana Figueres, enviou uma mensagem urgente aos governos do mundo nesta segunda-feira, dia 04, em Tianjin (norte da China).

Essa é a primeira vez que a China, um dos maiores poluentes do planeta, recebe uma conferência sobre o clima. “Vocês podem parar ou avançar, o momento das decisões chegou.”

A secretária executiva da Convenção para o Clima das Nações Unidas – UNFCCC, fórum mundial de negociações criado em 1994 para examinar as mudanças climáticas, fez o alerta aos negociadores dos mais de 190 países reunidos para a abertura da última sessão de negociações antes da grande reunião de Cancún, no México, que acontecerá entre 29 de novembro a 10 de dezembro. “Em Cancún, vamos precisar de resultados concretos e urgentes.”

Quase um ano depois da conferência de Copenhague, na Dinamarca, a secretária afirmou que é necessário “restaurar a confiança na capacidade das partes para levar adiante esse processo, para que o multilateralismo não seja percebido como um beco sem saída, para evitar que as divergências permanentes terminem como uma inação inaceitável”.

Ela citou os pontos sobre os quais a reunião de Cancún pode tomar decisões, como um fundo de ajuda aos países mais vulneráveis ou a aplicação de um mecanismo para combater o desmatamento.

O acordo de Copenhague fixou a meta de limitar o aumento da temperatura do planeta a 2ºC, mas sem calendário e de maneira evasiva sobre as modalidades para alcançar o objetivo.

Informações de portal R7

FOTO: reprodução / EFE

Compartilhar

Protesto de policiais instaura clima de tensão no Equador

Avançar »

“País está retornando à calma”, diz secretário da presidência do Equador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*