• Visualizações 1135

Obama anuncia fim das operações de combate no Iraque

Enfatizando a necessidade de que a principal missão dos Estados Unidos deve ser a restauração da economia, o presidente discursou no Salão Oval da Casa Branca.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

“Nesta noite, anuncio que a missão americana de combate no Iraque acabou. A operação Iraqi Freedom (Liberdade Iraquiana) terminou, e os iraquianos agora serão responsáveis pela segurança do país”.

Foi com estas palavras que o presidente Barack Obama declarou oficialmente o fim da missão de combate americana no Iraque.

Em um discurso televisionado do Salão Oval da Casa Branca, na noite de terça-feira, dia 31, Obama reforçou que a principal missão do país neste momento é restaurar a economia: “Nos próximos dias, esta deve ser nossa missão central como povo, e minha responsabilidade central como presidente”.

“É hora de virar a página”, disse o presidente, que se opôs à guerra desde o princípio do governo. Mais de 4.400 soldados americanos foram mortos no Iraque e mais de 34 mil foram feridos na guerra desde a invasão, em março de 2003, que tinha como objetivo tirar o ditador Saddam Hussein do poder, em uma operação militar que custou centenas de bilhões de dólares.

“Concluir a guerra não é apenas do interesse do Iraque, mas também do nosso interesse. Os Estados Unidos pagaram um preço alto para colocar o futuro do Iraque nas mãos de seu povo”, declarou, sem mencionar valores monetários.

Os EUA continuarão em solo iraquiano até o fim de 2011, com uma equipe de transição de cerca de 50 mil homens.

Informações de ZH e R7

FOTO: reprodução / AP

Compartilhar

Imigrantes protestam contra chacina no México

Avançar »

IFFHS divulga Inter entre os 10 melhores times do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*