• Visualizações 558

Lula conversa com Chávez para tentar resolver impasse com Colômbia

Lula também telefonou para Alvaro Uribe, tentando mediar as divergências; assessor afirma que os governos voltem a conversar com a posse do colombiano Juan Manuel Santos.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Em declarações à imprensa brasileira, o assessor de Assuntos Internacionais do Palácio do Planalto, Marco Aurélio Garcia, lamentou a decisão do governo da Venezuela de romper relações diplomáticas com a Colômbia.

Segundo Garcia, Lula telefonou para os dois presidentes para tentar mediar o impasse. Garcia disse ter convicção de que a situação irá se “recompor” com a posse do novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos. “Há disposição (de conversar) dos dois governos no futuro próximo, com a posse de Santos. Estou convencido de que haverá vontade das duas partes de resolver isso”, disse.

Em Caracas, Chávez confirmou que conversou com Lula. “Ele está preocupado com isso. O secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas – Unasul, Néstor Kirchner, também me ligou”, afirmou. “Todos estão incomodados com essa decisão lamentável que tive que tomar, mas não me restava outra alternativa”.

Após anunciar o rompimento, o governo da Venezuela deu 72 horas aos diplomatas colombianos para que deixem o país. “Enviamos uma nota diplomática ao encarregado de negócios da República da Colômbia em Caracas para que em 72 horas fechem sua embaixada”, informou o ministro venezuelano das Relações Exteriores, Nicolás Maduro.

MOTIVO – A decisão de Chávez ocorreu após o embaixador de Bogotá na Organização dos Estados Americanos – OEA acusar Caracas de esconder 1.500 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Farc em seu território. “Me vejo obrigado a romper as relações por dignidade”, disse o presidente.

Informações de Veja

FOTO: Antônio Cruz / Agência Brasil

Compartilhar

América do Sul sofre com o frio incomum deste inverno

Avançar »

Fotos do topless de Paris Hilton circulam na Internet

Um comentário

  1. flavio marques da silva
    23 de julho de 2010

    Esses dois são agua da mesma pipa, Forum de São Paulo,ninho do atraso e da intolerância.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*