África do Sul investiga se Al Qaeda pretende fazer atentado durante a Copa

Ministro de Inteligência do país afirma que confia nos planos de segurança que serão aplicados durante o Mundial e que estão preparados para resolver qualquer problema.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

As autoridades e os serviços de inteligência da África do Sul estão investigando as informações que indicam que um ex-coronel da Arábia Saudita foi preso no Iraque por planejar um atentado durante a Copa do Mundo, em colaboração com a organização terrorista Al Qaeda.

“Sempre falamos que estamos preparados para resolver qualquer problema de segurança durante do Mundial e confiamos em nossos planos nesse sentido. Não estamos baixando a guarda”, disse o porta-voz do Ministério da Inteligência sul-africano, Brian Dube

MEDIDAS – Dube assegurou que a informação divulgada pelo exército iraquiano já está sendo investigada e que os serviços de inteligência sul-africanos já estão tomando conhecimento de todos os detalhes dessa ameaça. Os ministérios de Assuntos Exteriores e de Cooperação também ajudam para tentar confirmar as notícias vindas de Bagdá.

“É uma fonte de grande preocupação que alguém tenha sido preso por conspirar contra a Copa do Mundo. Isso é muito, muito sério e vamos ter esclarecer todos os detalhes”, disse um especialista do governo da África do Sul sobre segurança.

Segundo fontes oficiais do Iraque, há duas semanas foi preso Abdullah Azzam Saleh Misfar al-Qahtani, que havia estado em contato com grande número de pessoas ligadas à Al Qaeda, supostamente para planejar um atentado contra o Mundial.

A notícia foi divulgada na última segunda-feira, mesmo dia em que as forças de segurança da África do Sul fizeram, no centro de Johannesburgo, uma demonstração de seus recursos para a defesa do país durante a Copa do Mundo.

Informações do portal UOL.

FOTO: reprodução / stock.xchng

Compartilhar

Agência e ONU querem informações do Irã sobre transferência de urânio

Avançar »

Greve na África do Sul pode inviabilizar transmissão da Copa do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*