• Visualizações 624

Estudantes da Ufrgs fazem protesto contra insegurança

Manifestantes defendem a contratação de funcionários federais para realizar a segurança do campus, onde teriam acontecido três estupros este ano.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Dezenas de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs realizaram nesta quinta-feira, dia 25, um protesto contra a falta de segurança no campus do Vale.

Os alunos defendem a contratação de funcionários federais para realizar a segurança do campus, onde teriam acontecido três estupros este ano. Com slogans como “Campus seguro é campus ocupado”, os manifestantes fizeram uma passeata no horário do almoço.

“Acreditamos que, dentro de território federal, deve haver serviço público federal. Há mais de 10 anos não existe concurso para a segurança universitária na Ufrgs, e é isso que trazemos como reivindicação, além da revitalização do campus, ocupando todos os espaços e não permitindo a violência aqui dentro, explica o coordenador do Diretório Central de Estudantes – DCE, Gilian Cidade.

A comunidade acadêmica tem se reunido às segundas-feiras para discutir propostas para a segurança da universidade. Eles propõem uma audiência pública para que alunos, funcionários, professores e moradores do entorno da universidade debatam a melhor maneira de realizar a segurança do local.

Os alunos que participaram do protesto se manifestaram contrários à presença da Brigada Militar no campus. “Temos experiências, em outros locais do país, onde a presença da Brigada Militar representou mais falta de diálogo e truculência dentro da universidade. Acreditamos que esse não é o caminho”, afirma a coordenadora-geral da Associação dos Estudantes de Pós-graduação, Gabriela Blanco.

Informações de Zero Hora

FOTO:  Fernando Gomes / Agencia RBS

Compartilhar

Jornalista Tatata Pimentel é velado em Porto Alegre

Avançar »

Apenados escrevem livro “Vozes de um tempo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*