Ocupação em voos internacionais cresce no aeroporto Salgado Filho

Fluxo vem se intensificando com o incremento de novas rotas ligando Porto Alegre a países da Europa e das Américas e supera o primeiro quadrimestre de 2011 em 73%.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O desempenho do trade turístico de Porto Alegre nos primeiros meses de 2012, foi positivo, contando inclusive com resultados atrelados ao aumento de visitantes estrangeiros entre janeiro e abril.

O fluxo no setor internacional do aeroporto Salgado Filho, que vem se intensificando com o incremento de novas rotas ligando Porto Alegre a países da Europa e das Américas, superou o primeiro quadrimestre de 2011 em 73%. No âmbito doméstico, o número de passageiros também aumentou, batendo em 7% os dados registrados nos quatro meses iniciais de 2011.

Estas e outras informações foram repassadas pela Secretaria Municipal de Turismo – SMTur, nesta terça-feira, dia 03, durante a apresentação da segunda edição do Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre – Bemtur. O titular da SMTur, Raul Mendes da Rocha, destacou que a Capital gaúcha tem conseguido se manter como destino indutor de turismo ao longo dos anos.

O público estrangeiro atendido nos Centros de Informação Turística – CITs da Capital somou 2.645 visitantes no quadrimestre, representando aumento de 23% na comparação com os primeiros quatro meses de 2011. A predominância foi de turistas argentinos e uruguaios, estes com um crescimento de 60%. Portugal, que ocupava a 8ª posição em 2011, passou a ser o 6º país de origem.

O técnico de turismo da SMTur Maurício Pimentel, responsável pela elaboração do Bemtur, revela, que, apesar dos resultados, a taxa média de ocupação de leitos na hotelaria (53,95%) se manteve em relação ao ano passado (54,830).

Eventos de porte garantiram ao mês de março uma taxa média de ocupação hoteleira de 62,78%. Foi a mais elevada do quadrimestre, representando um aumento relativo superior a 10% na comparação com o mesmo mês do ano passado. O calendário de feriados influenciou esta ocupação, segundo o técnico.

Pimentel destacou ainda o aumento de 7,93% na arrecadação de tributos municipais pelo setor nos primeiros quatro meses de 2012, em comparação ao ano passado. “Este valor corresponde a 3,66% do total arrecadado em ISS e Simples Nacional, relativos à hotelaria, eventos e agências de viagens”, explica o técnico.

Informações de Jornal do Comércio

FOTO: ilustrativa / correio24horas

Compartilhar

Aumenta o número de famílias do Rio Grande do Sul sem condições de pagar dívidas atrasadas em 30 dias

Avançar »

Nova massa de ar polar chega ao território gaúcho trazendo chuva e vento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*