Desemprego em Porto Alegre atinge menor índice em 20 anos

Taxa de 5,7% em outubro é a terceira variação negativa consecutiva. São cinco mil pessoas a menos fora do mercado do que em setembro.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A taxa de desemprego em Porto Alegre caiu de 6,4%, em setembro, para 5,7%, em outubro. Este é o menor índice de toda a série da Pesquisa de Emprego e Desemprego, iniciada há quase 20 anos.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, dia 05, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese. A variação negativa foi registrada pelo terceiro mês seguido.

São 44 mil pessoas fora do mercado de trabalho em outubro – cinco mil a menos do que no mês anterior. A indústria registrou um incremento de quatro mil novas vagas. Já o setor de serviços abriu três mil postos. No entanto, o comércio foi responsável pelo fechamento de cinco mil vagas e a construção civil por dois mil.

Em setembro, os rendimentos médios reais para ocupados passaram a corresponder R$ 1.825, e para assalariados, R$ 1.788. O crescimento registrado foi de 0,8% e 0,9%, respectivamente.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, o índice de desemprego divulgado na semana passada, de 7,1%, também foi o menor já registrado na série da Pesquisa de Emprego e Desemprego. Mesmo assim, o número estimado de pessoas sem trabalho formal na região ainda é elevado: 147 mil pessoas, 15 mil a menos do que em setembro.

Informações de Correio do Povo

FOTO: ilustrativa / genteemercado

Compartilhar

IBGE: 13,9% das mães com mais de 35 anos que deram à luz em 2010 são gaúchas

Avançar »

Semana com chuva mal distribuída não melhora situação de quem sofre com estiagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*