Pesquisa aponta empate técnico entre Manuela e Fortunati para prefeitura da Capital

Pesquisa Correio do Povo/Instituto Methodus mostra empate em cinco cenários de primeiro turno e uma de segundo turno.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Falta um ano para as eleições municipais de 2012, mas a primeira pesquisa encomendada pelo jornal Correio do Povo ao Instituto Methodus com vistas a disputa por Porto Alegre aponta empate técnico entre José Fortunati (PDT), atual prefeito, e Manuela D’Ávila (PCdoB), deputada federal.

Foram pesquisados cinco cenários simulando o primeiro turno e três simulando o segundo turno. Na menção espontânea, quando não é apresentado o nome dos candidatos para o eleitor, 78% as pessoas não sabia em quem votar. O mais citado foi Fortunati com 9,5% e Manuela ficou atrás com 4% das intenções. Maria do Rosário (PT), atual ministra de Direitos Humanos, ficou com 1,8% das citações, enquanto outros candidatos ficaram com 4,7% e 2,0% das pessoas votariam branco ou nulo.

Na primeira simulação, a deputada Manuela aparece com 32,3% e o prefeito Fortunati com 31,2%, o que mostra um empate técnico, pois a diferença entre os candidatos é menor do que a margem de erro admitida para a pesquisa, de quatro pontos percentuais para mais ou menos. Em terceiro lugar, ficou Sofia Cavedon, atual vereadora pelo PT, com 5,8%.

O empate técnico entre José Fortunati e Manuela D’Ávila continua na segunda simulação, cxom 29,3% para o atual prefeito e 28,5% para a deputada federal. Maria do Rosário tem 13,2% das citações e seu melhor desempenho é entre as mulheres com 16,5% e junto ao eleitorado de 25 a 34 anos com 17,6%. Quando o nome de Maria do Rosário é substituído pelo do vereador Adeli Sell (PT), a intenção de voto no vereador fica em 3,5%.

Na quarta simulação, sem o nome de Manuela, Fortunati lidera em primeiro lugar com 35,7% dos votos e com Maria do Rosário em segundo lugar atingindo 25,5% das citações. A última simulação de primeiro turno, sem a presença de pré-candidatos do PT, resulta em outro empate técnico entre Manuela D’Ávila com 35,3% e Fortunati com 33,5%. O desempenho de Manuela é melhor entre mulheres, com 33,5%, e entre os eleitores de 16 a 24 anos com 48,9%. Já Fortunati, tem melhor desempenho junto ao eleitorado masculino e eleitores de 45 a 58 anos com 36,4%.

Na pesquisa de segundo turno, foram testados os nomes de José Fortunati, Manuela D’Ávila e Maria do Rosário. Na possível disputa entre Manuela e Fortunati, a deputada ficou com 44% dos votos e Fortunati com 42,7%, novamente em empate técnico. Na possibilidade de segundo turno entre Maria do Rosário e Fortunati, o atual prefeito fica na frente com 48,7% as citações, deixando a ministra com 33,5% dos votos. Já em um segundo turno disputado por mulheres, Manuela D’Ávila fica na frente com 49,2% das citações contra 28,3% para Maria do Rosário.

Informações de Correio do Povo

FOTO: reprodução

Compartilhar

Semana é de tempo confuso para gaúchos, alternando as temperaturas

Avançar »

Número de intoxicados por Toddynho chega a 32 no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*